Durante o treino
- EM CIDADE
A prática da corrida não lhe confere todos os direitos. Aliás, não lhe confere nenhum! O respeito do código de peões é obrigatório. Atravessar as vias rodoviárias fora de áreas convencionadas e comportar-se de forma perigosa nos passeios são comportamentos de risco que dão uma má imagem à nossa prática. Em cidade, o praticante de corrida deve estar atento às regras da convivência. Assiste-lhes sem dúvida o direito de circular livremente no espaço público, desde que não altere a respetiva harmonia.
Atenção: não urine onde lhe apetecer. Especialmente no centro de um núcleo urbano.
- NO CAMPO
Gosta de correr no meio da natureza e faz muito bem! Não isso não é motivo para ser menos cuidadoso. Aprenda por isso a respeitar o ambiente em que se move. Com este imperativo que não permite qualquer exceção: um praticante de corrida não deve nunca ser poluidor. Aprenda, por isso, a manter os seus geles de reabastecimento que consome ou lenços de papel de utiliza.
Atenção: é sinal de boa educação cumprimentar as pessoas que encontra ao atravessa as aldeias e, obviamente, os praticantes de corrida com que se cruza...
- NUMA PISTA DE ATLETISMO
Em primeiro lugar, o seu vestuário. Os equipamentos desportivos municipais são frequentemente utilizados por grupos escolares. Está por isso fora de questão despir-se (mesmo com tempo quente) e praticar corrida de tronco nu. Depois, a sua atitude geral. Seja discreto e evite, por exemplo, qualquer manifestação sonora passível de distrair ou assustar os outros praticantes de corrida. Procure, por último, ser generoso e grato para com os atletas que partilham o seu esforço: incentivando-os sempre que necessário, agradecendo e felicitando os membros do grupo no final da sessão.
Atenção: os praticantes de corrida mais rápidos têm prioridade na corda (faixa n.°1).Não se esqueça por isso de afastar-se, indicando antecipadamente a sua mudança de trajetória com um gesto da mão, sempre que um praticante de corrida ou grupo de praticantes de corrida estiver prestes a ultrapassá-lo.