O Futsal para uma mente forte

O futsal para uma mente forte

A prática de Futsal permite desenvolver o corpo, especialmente ao nível da resistência do sistema cardiovascular.

Mas é ao nível da mente que os benefícios são mais impressionantes desde o pátio da escola.

A tomada de decisão

Ah, terás a visão desportiva! Sobretudo, não é de fiar na tradução literal de “futebol de salão”: sem tréguas, sem descansos, no futsal a ação é permanente. A tomada de decisão aguça-se ao longo dos jogos.

Djamel Haroun, guarda-redes da equipa francesa, explica: “No Futsal, estamos sempre em crise de espaço-tempo. É necessário compor com pequenos espaços e recebemos a bola cinco ou seis vezes mais do que no Futebol tradicional. A cada momento, temos de fazer escolhas porque estamos sempre ao ataque ou à defesa: o tempo de posse de bola não existe, não há tempo off”.

Esta visão desportiva, esta energia vital, este sentido de gesto positivo, é marca de dos jogadores de Futsal quando integram uma equipa de Futebol tradicional.

A concentração

Keep calm and take the right decision! No Futsal, deve manter-se a cabeça fria, apesar de o corpo ser submetido a uma prova dura. Uma bola chega a cada quatro segundos, e o mínimo momento de distração pode ser aproveitado pela equipa adversária e transformado em golo.

Em jogo, a concentração é ainda mais solicitada. É preciso manter-se lúcido, abstraindo-se dos elementos exteriores: o público na margem do campo, as indicações dos pais, perdão, do treinador, o barulho… e, claro, a pressão da competição.

A tática

“Hoje vais jogar à defesa. E pivô. E ala”. Se as táticas individuais são parecidas com as do Futebol tradicional, cada jogador deve poder evoluir e jogar tanto ao ataque como à defesa. “O Futsal tem esta particularidade, a de um jogador poder evoluir em todas as posições. No campo, somos frequentemente levados a mudar de posição. Através da rotação, dos espaços, mudamos de função. O Futsal permite ter um jogo completo”, confirma Djamel Haroun.

As táticas coletivas trabalham-se geralmente a partir dos 14-15 anos. São específicas ao futsal e devem ser assimiladas por todos para poder fazer os ajustes necessários durante o jogo. Cada fase de jogo está articulada em torno de um gesto: linha lateral, livre, canto ou lançamento de guarda-redes, com uma tática associada.

O caso específico do guarda-redes

Embora o guarda-redes participe mais no jogo no Futsal do que no Futebol tradicional, a posição não é menos específica. O último defensor enfrenta várias dezenas de remates por jogo e vários contra um. A atenção e a concentração não têm um segundo de descanso. É evidente que nesta posição a falta de atenção é ainda mais rapidamente aproveitada pelo adversário.

O guarda-redes é também o primeiro a relançar e deve manter a lucidez para orientar a ação em função da posição dos seus colegas de equipa e iniciar contra-ataques rápidos. Sim, a mente no Futsal é muito robusta, mas o guarda-redes é um super-herói.

O espírito de equipa

O futsal também é sentir o cheiro do pavimento, verem-se como os "cinco mosqueteiros" e criar um bloco durante duas vezes vinte minutos, em que cada um mostra o seu sentido de sacrifício e a sua polivalência. O espírito de equipa é fundamental.

Com cinco em campo, os esforços para ajudar os colegas de equipa são indispensáveis. Toda a gente está no mesmo barco. Existem muitos poucos feitos individuais, os golos são fruto de ações coletivas. E não entram em jogo ajustes de contas com recurso a placagens ou faltas grosseiras. O futsal é um desporto não-violento na sua essência: as placagens sobre outros jogadores são proibidas e os atos antijogos são severamente sancionados.

Resumindo, se a criança pretender desenvolver reflexos dignos do seu avatar na Fifa, curar a fobia do banco dos suplentes e tornar-se um colega de equipa precioso, tem uma só solução, o Futsal.

Estes conselhos podem interessar-lhe

Que vantagens tem o futsal para o desenvolvimento da sua criança?

Que vantagens tem o futsal para o desenvolvimento da criança?

Graças ao seu alto nível de dinamismo, o futsal tem tudo para não desiludir!!!

COMO ESCOLHER AS SAPATILHAS DE FUTSAL?

Como escolher as sapatilhas de futsal?

Uma sapatilha de Futsal deve responder às exigências de um piso reduzido (interior ou exterior) e com superfície lisa (de cimento, pvc ou madeira).

futsal_decathlon_kipsta

Como escolher uma bola de futsal?

É indispensável fazer a escolha acertada da bola de futsal em função das características específicas do jogo que praticas.