O que é a natação?
Mais vale ser direto: a natação consiste em deslocar-se dentro da água. Assim, para esta prática precisa de nadar. Uma vez assimiladas estas informações chocantes, vamos lá descobrir porquê e como se pratica natação.
Há indícios de natação desde a antiguidade, mas a natação enquanto prática desportiva teve início na Inglaterra na década de 1830. Em França, é preciso esperar pelos Jogos Olímpicos de Paris em 1924 para ver o número de piscinas públicas aumentar e as pessoas saltarem para a água. Assim, a natação torna-se a prática desportiva em todo o mundo e até mesmo um desporto de referência na América do Norte, na Europa e na Austrália.
Atualmente, a natação divide-se em 4 estilos: crawl, bruços, costas e mariposa.
A aprendizagem da natação começa pela descoberta da água, ou seja, desde a infância (aos 6 meses na França). A aprendizagem dos 4 estilos da natação de competição começa aos 6-7 anos. Depois de concluir as diferentes etapas da imersão nos bruços - graças às sessões com o/a professor(a) de natação/nadador-salvador - poderá nadar ao seu ritmo, na piscina ou em água vivas. Por sua vez, a natação em sofá não tem demonstrado grandes resultados.
Quer uma prática mais regular que a natação simples? Pode inscrever-se num clube para treinar e até mesmo participar em competições.
No clube, a natação é praticada em corridas, alguns preferem o sprint. Se preferir treinar a sua resistência, a natação em águas vivas propõe corridas entre 5 e 25 km. Fácil.