Antes de se iniciar no freestyle, é preciso ser um bom esquiador/snowboarder, capaz de descer as pistas pretas! Veja algumas etapas que marcam a aprendizagem do freestyle:
1. Descer em switch
Para começar, descer em switch permite ganhar confiança e habituar-se a deslizar ao contrário e a direito, indispensável para a prática do freestyle. A posição do corpo deve estar ligeiramente descentrada de forma a evitar que o corpo gire muito quando se olha por cima do ombro.
2. Aumentar a velocidade
Progressivamente, a velocidade tem de aumentar, e descer as pistas cada vez mais complicadas para dominar cada vez melhor o switch. Uma vez esta etapa ultrapassada, o aprendiz de freestyle pode tentar o famoso 180: sobre um terreno plano e a baixa velocidade.
3. Iniciar-se num snowpark
Uma vez o switch e o 180 dominados, esquiadores & snowboarders freestyle podem praticar no snowpark: constituído por módulos de diferentes dificuldades, cada um escolhe um módulo correspondente ao seu nível, recorrendo ao código de cores que identifica o terreno.
Os snowparks estão geralmente segmentados em várias zonas (3 a 6 consoante as estâncias).
Em primeiro lugar, é preciso dominar os saltos direitos, simples e sem figuras.
Depois da passagem obrigatória pelos saltos simples, os aprendizes de freestyle podem começar os tricks mais acessíveis: grabs, flips, rotações ...
Com o treino contínuo brevemente seguir-se-ão as rotações, flips, slides e outras acrobacias mais espetaculares!