↪ Nutrição, hidratação e necessidades primárias
Primeiro ponto-chave: não te esqueças de reabastecer! Enquanto alguns organizadores de corrida montam tendas, muitos não. Certifica-te de te informares com antecedência para aprenderes os procedimentos da corrida e preparares um pequeno pacote de reabastecimento, se necessário.
De todas as dicas de hidratação, Eu vi, este realmente várias vezes. “Não te esqueça de te hidratares antes da partida, na área da partida, mas não muito”, é a dica de um internauta. Claro, se, como ele, precisas gastar um pouco depois de 300 metros, é improvável que o teu PR esteja sob ameaça… “Para evitar teres uma garrafa nas costas ou na cintura, escolhe um camel back”, aconselha Élise, 43 anos, treinadora de uma equipa de atletas perto de Paris. “Assim ficas com as mãos livres, o que é muito mais prático”.
Passemos às tuas “necessidades primárias”. Uma maneira elegante de se referir às necessidades fisiológicas. Muito menos educado desta vez, mas sempre achamos que é melhor ser direto sobre as coisas. Esta é uma dica de Jérôme, um entusiasta da corrida há trinta anos, com dez maratonas no currículo: “As minhas entranhas podem estar um pouco agitadas, por isso antes de enfrentar uma maratona ou qualquer outra corrida com duração superior a duas horas, eu certifico-me de fazer a minha última refeição pelo menos três horas antes do início, para garantir que 'esvaziei os tanques' antes de partir”. Claro, isso não me impede de fazer um lanchinho antes da partida ou durante a corrida. Não ser apanhado de surpresa durante uma corrida é ótimo, mas desmaiar por hipoglicemia, não é assim tão divertido.