Iniciação aquática: como se processa?
A iniciação aquática dos bebés permite, acima de tudo, a descoberta e o conhecimento do meio aquático pelo bebé.
Para que o bebé apreenda da melhor forma a sua descoberta, os pais e os professores de natação estão lá para enquadrar as atividades. As atividades decorrem numa piscina especialmente aquecida para o efeito de forma que nem pais nem filhos sintam frio.
O seu filho vai assim descobrir os prazeres da água graças às pranchas de espuma, tapetes e escorregas colocados à sua disposição. A iniciação faz-se progressivamente com o professor de natação. A sessão está adaptada em função do seu desenvolvimento psicomotor, da sua idade e da sua experiência.
O primeiro momento foca-se no contacto com a água. Depois de ele estar tranquilizado, pode ser deitado e, progressivamente, mergulhado debaixo de água sem deixar de ser segurado. Não há motivos para se preocupar nesta etapa!
O seu filho susterá automaticamente a respiração depois de estar mergulhado debaixo de água. Estas sessões de partilha são momentos especiais e lúdicos.~
E, caso esteja inseguro em relação à sua imersão, lembre-se de que durante nove meses o seu filho evoluiu rodeado de líquido amniótico e que se sente, assim, completamente à vontade.