1. Treinar para ficar à vontade na natação
Antes de qualquer outra coisa, é importante saber que todos os estilos estão autorizado no triatlo. Pode assim nadar de bruços, se for o estilo em que se sente mais à vontade, não é necessário dominar o crawl desde o início.
Em seguida, não há qualquer segredo, para estar à vontade na natação, é necessário praticar! Tem de encontrar a motivação que o leva a ir nadar pelo menos uma vez por semana. Pense no bem-estar que irá sentir à saída, no orgulho de se treinar semanalmente, e nos meios de que precisa para alcançar o seu objetivo. Sabemos bem, o mais difícil é começar; depois, já não temos mais questões, é só nadar!
Experimente aumentar progressivamente as distâncias até conseguir nadar pelos menos a distância da parte da natação do seu próprio triatlo. Pode mesmo encontrar planos de treino de natação na internet e acompanhar as sessões de natação para triatlo estruturadas, são menos monótonas que apenas fazer piscinas.
Se não estiver completamente à vontade na água, não hesite em gastar alguns dias a adquirir as bases e a melhorar a sua técnica de natação. Irá assim ganhar confiança, economizar energia e fica mais tranquilo no dia D.
Truque: para progredir na natação, contemple algumas sessões de fortalecimento muscular durante a semana. Isto irá reforçar os seus abdominais e lombares para adquirir a posição certa na água e garantir que o seu corpo permanece direito. Irá ganhar eficácia e descobrir a famosa sensação de deslize e prazer associada!
Conselho importante: se desejar habituar-se às condições reais de natação em águas livres e não ser surpreendido no dia da corrida, experimente praticar em meio natural, num lago ou no mar. Isto irá permitir-lhe testar a natação com o fato, habituar-se a temperaturas mais baixas que em piscina e familiarizar-se com uma visibilidade por vezes reduzida.
Aprenda a orientar-se levantando regularmente a cabeça quando nada, detetando um ponto afastado; isto ser-lhe-á útil no dia D, para ver as boias.
Se puder, o ideal será nadar em grupo, nos pés de quem estiver à sua frente. Terá assim uma amostra da partida da natação no triatlo, com os pequenos remoinhos que se criam! Por fim, seja paciente, só com a prática e a persistência se irá sentir cada vez mais à vontade na água e irá ganhar confiança.