Nunca esquecer o essencial para segurança e imprevistos
Embora não sejam por lei obrigatórios, estes acessórios são indispensáveis para pedalar na estrada.
1. SEGURANÇA
Os capacetes de bicicleta evoluíram bastante e já são hoje perfeitamente confortáveis, leves e bem ventilados. Nunca estamos imunes a uma queda, sobretudo quando nos iniciamos, e seria uma pena sofrer graves lesões na cabeça, quando um capacete custa menos de 60€.
Quanto aos óculos, estes protegem os seus olhos e permitem evitar qualquer perda de controlo causada por projeções ou um inseto.
As luvas protegem as mãos em caso de queda e aumentam o conforto independentemente da duração do treino. Reduzem o aparecimento de bolhas em especial na zona distal da palma da mão.
2. IMPREVISTOS
Os furos acontecem independentemente da qualidade da bicicleta, pois não dominamos o estado do piso. Desta forma aconselhamos sempre o transporte de uma bomba de mão ou CO2, câmara de ar sobressalente e conjunto de desmontas para facilitar a montagem do pneu na roda. Pode sempre transportar estes objetos na bolsa de selim ou quadro. A bomba de mão pode ir presa nos parafusos do porta bidon.
O tempo na Montanha pode mudar, mesmo nas estações mais quentes. Esteja preparado para enfrentar chuva ou vento. Desta forma aconselhamos o transporte de casaco impermeável ou corta-vento. Existem modelos muito compactos que cabem nos bolsos da camisola.