Como conjugar o futsal e o futebol tradicional?
Futsal? Futebol de 11? Os dois, meu capitão!
Djamel Haroun: «Aconselho as crianças a continuarem no Futebol tradicional em paralelo com o Futsal. Antes dos 15-16 anos, é muito cedo para escolher. Veja o exemplo da equipa francesa, os jogadores provenientes do Futebol tradicional têm um impacto físico interessante que os outros países não têm necessariamente.
Outro ponto importante é a competição: é indispensável para a formação e existem atualmente mais competições de Futebol tradicional em campo relvado. Os professores de Futsal e de Futebol tradicional estão, ademais, em contacto todas as semanas. Em função do programa das competições das duas modalidades, damos prioridade à presença da criança no treino de Futsal ou de “Futebol em campo relvado”. Tentamos encontrar o equilíbrio certo entre as duas modalidades, e a grande maioria dos professores de Futebol compreenderam o interesse do Futsal no desenvolvimento da visão desportiva dos jogadores.
Em Roubaix, por exemplo, há muitos jovens que vêm de bons clubes de Futebol da região, incluindo o LOSC, e que praticam estas duas modalidades para desenvolver a visão desportiva: levantar a cabeça mais rapidamente, jogar mais depressa, fazer a escolha certa no momento certo. O tempo de reflexão no Futsal e no Futebol tradicional é completamente diferente. O Futsal cultiva o pequeno tempo de antecedência que fará a diferença no campo.»