Aprender a dar uma viragem
Trata-se de uma técnica que lhe permite manter o seu ritmo de natação.
No momento de chegar à parede, é importante manter uma boa velocidade porque quanto mais depressa chega o nadador mais a "cambalhota" é eficaz. Quando chegar perto da parede, dê um último empurrão de braços para tomar fôlego e mantenha o braço junto ao corpo. O outro braço também vem empurrar logo de seguida para que fique com os dois braços junto ao corpo. Neste ponte vai executar uma meia-volta. A sua cabeça vai dar início a todo o movimento; leve o queixo ao peito e enrole o seu corpo sobre si mesmo dobrando a pernas.
Não se esqueça de manter a boca fechada e de expirar levemente pelo nariz para evitar a entrada de água. Ao mesmo tempo, os braços devem manter-se estendidos e colados ao tronco para ficarem paralelos à superfície da água, procurando retomar rapidamente a posição de deslize (braços estendidos, dedos apertados e mãos sobrepostas) no sentido oposto.
A rotação termina quando os dois pés tocam a parede.
Tomando apoio nos dois pés, empurre energicamente com as duas pernas para continuar. Tenha o cuidado de manter uma posição paralela com o fundo da piscina, ou seja, não se dirija para o fundo ou para a superfície, o que poderia abrandar a progressão.Durante esta fase, finalize a rotação do corpo para retomar a sua posição inicial, de barriga.Para isso, procure com o olhar o fundo da piscina e a posição da sua cabeça atuará sobre a do seu corpo. Mantenha os braços estendidos para a frente e não levante a cabeça para não travar a progressão. Quando a velocidade começar a diminuir, volte a subir para a superfície com batimentos de pernas.
Uma vez à superfície, retome o movimento dos braços.