Habituar-se ao contacto com a água
Como humanos, o nosso contacto com a água já não é totalmente natural. Por isso, é normal que tenhamos de nos voltar a habituar a sensações aquáticas. Se o seu medo de entrar na água, mesmo em piscinas pequenas, é demasiado significativo, pode começar por se sentar à beira da piscina apenas com as pernas submergidas. Leve o tempo necessário para sentir o efeito da água nas pernas. A sensação de leveza que este contacto proporciona chama-se “flutuabilidade”. Nada tema: tal como nas pernas, a água tem um efeito positivo em todo o seu corpo.
Agora que já se sente um pouco mais confiante, pode experimentar meter-se na água progressivamente, até aos joelhos, e depois até à cintura. Mantenha-se a pouca profundidade para se deslocar facilmente caminhando na água. Pode fazê-lo com os olhos abertos e depois fechados. A sua respiração deve ser ampla e profunda. O objetivo é sentir a força que a água exerce na sua progressão. Através desta experiência, pode tomar consciência de que a água é um elemento em que se pode apoiar, claro, com alguma técnica.
Por fim, quando se sentir preparado(a), deixe-se descair na água até ao pescoço, com os pés no chão para manter o equilíbrio. Respire fundo para sentir o seu corpo a elevar-se.
Conseguiu entrar na água ultrapassando assim uma grande etapa.