5. Motivar as crianças e atribuir objetivos em função da idade e nível
Antes da partida, a melhor forma de motivar as crianças é propor-lhes uma sessão lúdica de corrida que respeite os níveis, as distâncias a percorrer e as os limites de esforço de cada um.
As suas capacidades motoras variam consoante a idade, pelo que não devem ser consideradas como adultos mais pequenos. Por isso, é necessário adaptar os ritmos, as distâncias e os tempos de descanso em função das necessidades de cada uma das criança. Sendo um desporto perfeitamente adaptado aos mais jovens, a corrida permite variar as atividades lúdicas para favorecer a iniciação ao desporto e o desenvolvimento motor e sensorial das crianças.
Exemplo de uma sessão de treino de jogging com as crianças:
- Começar com uma corrida lenta (não mais de 15 minutos) intervalada com marcha e pausas para abastecimento e piquenique.
- Reiniciar com uma pequena corrida seguida de jogos lúdicos com fases de descanso.
- Iniciar o regresso em corrida, com ritmo lento, e incluir um pequeno desafio com um pico de esforço!
O mais importante é fazer com que as crianças se divirtam respeitando as capacidades e desejos de cada uma. A melhor forma de alcançar este objetivo é diversificar as atividades para que fiquem motivadas durante todo o dia e incutir-lhes o gosto pela corrida:
Exemplos de jogos que podem ser feitos durante a atividade:
- Descoberta do meio natural presente (identificar nomes de pássaros ou de árvores)
- Aprendizagem de orientação com leitura de mapas, sinais de trânsito ou bússola.
- Jogos ao ar livre (jogar à macaca, jogar à bola, etc.)
Correr, saltar e lançar serão as três atividades principais das voltas de corrida com crianças com menos de 12 anos.
Dica: Levar uma máquina fotográfica e ensinar as crianças a utilizá-la para que possam tirar todas as fotos que quiserem, enquanto correm e procuram as melhores paisagens!