8. Calcula o teu tempo em 10 km, meia-maratona e maratona
10KM:
Se os 10 km são uma das distâncias mais curtas, muitas vezes é também uma das mais difíceis de gerir. Isso deve-se à intensidade do esforço exigido, que deixa menos espaço para o gestão da corrida.
Além disso, na emoção geral dos 10 km, todos saem mais ou menos rápido, geralmente rápido demais. Cabe-te a ti controlar! Tem atenção ao teu plano de corrida e tempos parciais programados. Para estimares e preveres o teu tempo final, podes fazer o seguinte cálculo:
Cálculo para estimar o tempo em 10 km = Tempo em 2000 m x 5,5
MEIA-MARATONA :
Geralmente é a distância onde é mais fácil usufruires, divertires e gerires melhor o teu esforço, graças à sensação de controlo que podes ter sobre a corrida. Tem atenção ao teu ritmo de corrida definido com a sessão de teste split mencionado acima e ficarás bem.
Se ainda não tiveste a oportunidade, podes ter uma ideia do teu tempo alvo com a seguinte cálculo:
Cálculo para estimar o tempo da meia maratona = Tempo em 10 km x 2,2
MARATONA:
A mítica distância da Maratona! Uma corrida a um ritmo lento na sua primeira parte. É nos últimos 10 km onde o corpo é colocado à prova e onde deve estar bem preparado se não quiseres bater no famoso “muro” da maratona. É importante definir claramente o objetivo de tempo desde o início da preparação para fazer o treino no ritmo certo.
Na maioria das maratonas, os marca passos ou pacers estão presentes. Facilmente reconhecíveis de longe pelo estandarte que levam às costas. Ajudam a regular o ritmo na primeira parte da corrida e encorajam-te na segunda parte da corrida. Junta-te a eles, porque os seus conselhos são valiosos!
Cálculo para estimar o seu tempo na maratona = Tempo na meia-maratona x 2 x 1,1