Que quadro de BTT escolher: ALUMÍNIO OU CARBONO?

Que quadro de BTT escolher: ALUMÍNIO OU CARBONO?

Desejas comprar a tua BTT, mas tens um real dilema: que material escolher para o quadro? Alumínio ou carbono? Escolhe aqui, descobrindo as suas vantagens e desvantagens.

O quadro da BTT faz parte das escolhas importantes, uma vez que é nele que assentam todos os componentes da bicicleta. Entre o quadro em alumínio e o quadro em carbono, é fácil perdermo-nos rapidamente.

Felizmente, estamos aqui para te ajudar a escolher qual destes dois materiais é perfeito para ti!

Quadro BTT alumínio

Em alumínio...

O quadro em alumínio tem provas dadas desde os anos 90. É um standard muito apreciado que tem numerosas vantagens:

- O quadro em alumínio é leve. Isto torna-o perfeito para as subidas, sobretudo as que nos dão mais trabalho.

- O quadro em alumínio tem frequentemente um preço mais atrativo que os outros. O alumínio é mais barato que o carbono, pelo que é perfeito para os orçamentos reduzidos!

- O alumínio resiste à humidade e não enferruja ao longo do tempo.

- O quadro em alumínio é relativamente mais flexível e permite uma melhor manobrabilidade global da BTT. No entanto, o quadro tende a deformar-se um pouco mais facilmente, logo a absorver a energia que se investe na pedalagem.

Quadro BTT em carbono

... Ou em carbono?

Quanto ao quadro em carbono, ganha cada vez mais importância no mercado, nomeadamente nos topos de gama. É cada vez mais solicitado pelos praticantes de BTT em detrimento do quadro em alumínio, e percebe-se a razão:

- O quadro em carbono é ainda mais leve que o quadro em alumínio. Esta leveza permite melhores impulsões e desempenhos, com mais energia e eficácia .

- É também resistente à humidade: não oxida, uma vez que o carbono não é um metal

- O carbono é muito rígido e não se deforma ao longo do tempo, o que leva a que este quadro não se altere. A vantagem é que isto também confere uma melhor eficácia à pedalagem. Efetivamente, a energia que se confere à pedalagem é melhor transmitida à BTT. Quanto mais rígido for o quadro, mais eficaz e resistente é a bicicleta.

- O quadro em carbono confere conforto absorvendo as vibrações, o que faz com que sejam menos sentidas durante a saída de BTT. Isto torna a condução da mais confortável.

O quadro em carbono destina-se principalmente aos praticantes de competição, mais particularmente de Cross Country. O nervosismo e a leveza do quadro são interessantes para este tipo de praticantes de BTT, que frequentemente procuram a velocidade e o desempenho. É o pequeno "truque adicional" que faz a diferença no cronómetro.

Naturalmente, se não fores competidor mas tiveres o orçamento e a vontade de escolher um quadro de alta qualidade, não hesites em dar-te este prazer.

A escolha depende realmente do teu orçamento, dos teus objetivos e das tuas expetativas. O melhor é mesmo experimentares diretamente as duas na loja, para veres qual a que mais se adequa a ti!

ESTES CONSELHOS PODEM TAMBÉM SER DO SEU INTERESSE...

BTT: semirrígida ou com suspensão total?

BTT: SEMIRRÍGIDA OU COM SUSPENSÃO TOTAL?

É agora, estás por fim pronto(a) para comprar uma (nova) BTT! Mas hesitas entre escolher uma BTT semirrígida e uma BTT com suspensão total... Quais as suas diferenças? Explicamos-te tudo neste artigo.

Escolher uma bicicleta de BTT

Como escolher a bicicleta de BTT ideal?

Escolher uma bicicleta de BTT pode ser complicado devido à variedade de modelos disponíveis. Iremos ajudar-te a escolher a bicicleta mais indicada para ti em função da tua prática e do tipo de desnível do local de prática.