A pedagogia do professor de natação
A pedagogia da aprendizagem aquática divide-se em três etapas, " Descobrir a água", "Descobrir a natação" e, por fim, "Descobrir a imersão".Quando a criança aborda uma destas etapas, depois de progredir, deve fazê-lo a divertir-se!
A descoberta da natação é uma etapa importante para a criança. O caminho para a autonomia vai lhe permitir descobrir, batimentos de pernas após batimentos de pernas, batidas de braços após batidas de braços, os bons hábitos da natação.
Essa etapa não deve ser abordada demasiado cedo. Antes dos 6 anos, a coordenação ainda não está suficientemente desenvolvida e certas combinações de movimentos são inacessíveis para a criança. Corre o risco de frustrar o jovem aprendiz se o equipa com um produto que o coloca numa posição que não pode assumir.
Nesta etapa, a criança descobre a horizontalidade para flutuar melhor e avançar melhor. O seu rosto pode então acabar dentro de água. Deve também por isso aprender a dominar a respiração aquática. Por fim, a criança vai progressivamente aprender a utilizar os braços, para se deslocar, e as pernas, para se equilibrar. É por isso que, nessa etapa, é necessário um equipamento que permita uma grande liberdade de movimentos.