Unselected
Como escolher os elásticos de musculação

Que elásticos de musculação deves escolher?

Um único equipamento para uma grande variedade de exercícios! São coloridos e feitos de tecido ou borracha, e podes levá-los para (quase) todos o sítios, tanto para o ginásio como para a tua sala. Estás a ver de que equipamento estamos a falar? São os elásticos de musculação! Partilhamos os nossos conselhos para escolheres os adequados.

Unselected

Qual a vantagem dos elásticos de musculação? É difícil indicar só uma! A sua versatilidade permite-te usá-los em casa, no ginásio e mesmo em viagem. Fáceis de transportar, colocam-se facilmente no saco de desporto ou na mala.

Que tipo de elásticos e resistência deves escolher? Perguntei a Gérald, gestor de produto elástico e apaixonado pela musculação.

Unselected

Porquê trabalhar com elásticos?

Elásticos de bodybuilding, elásticos de musculação, bandas de resistência... Nem sempre é fácil saber o que é o quê com todos estes nomes diferentes para o que é basicamente a mesma coisa.

Estas bandas elásticas são usadas em dois casos: para adicionar resistência, aumentando assim a dificuldade de um movimento ou, pelo contrário, auxiliar um movimento, atenuando o teu peso.

Este material funciona com uma resistência aumentando de forma variável. Tradução: quanto mais tensos estiverem os elásticos, maior a resistência. O nível de resistência é proporcional ao movimento. Quando não estirado (normalmente o ponto de partida do teu movimento), o elástico tem tensão mínima. Quando totalmente estirado (portanto, no fim do movimento), o elástico está sob tensão máxima.

Em resumo, quando puxas ou esticas e o elástico é estirado, os teus músculos têm de fornecer energia extra para efetuares o movimento.

Unselected
elásticos de treino

Quais os diferentes elásticos de musculação?

➡️ bandas elásticas de resistência padrão

O equipamento mais versátil. Um produto em forma de banda (daí o nome "bandas de treino"), este produto pode ser usado com peso corporal ou para treino de pesos no interior, bem como durante aquecimentos ou exercícios de mobilidade. As bandas de treino permitem-te efetuar exercícios de treino das partes superior e inferior do corpo com peso corporal. Basicamente, podes fazer tudo com elas.

Flexíveis e prontas para te pôr a trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora, este produto pode ser usado com uma barra de reforço ou com um conjunto de musculação com fixação na porta. Acabaram-se as desculpas para não treinares.

Unselected
BANDAS PARA GLÚTEOS

➡️ Elásticos de musculação para glúteos

Também denominadas "bandas para glúteos", estes pequenos elásticos de resistência em borracha ou tecido estão concebidos para uma zona em particular: os teus glúteos. Colocam-se à volta das coxas ou dos tornozelos.

Unselected
Tubos elásticos de musculação

➡️ Tubos elásticos (com pegas)

E se adicionasses um pouco de resistência ao teu treino com peso corporal? Em casa, no exterior ou num quarto de hotel (lista não exaustiva a completar de acordo com a tua criatividade), os tubos elásticos são versáteis.

Ao contrário das bandas, os tubos elásticos ("tonetube") são fornecidos com acessórios: pegas, correias para tornozelos e gancho para porta. Manuseamento fácil e confortável. Com isto, tens um conjunto completo para treinar (quase) em qualquer lugar!

Podes adaptar os teus exercícios para fortalecimento muscular global, mas também para trabalhar o teu dinamismo.

Unselected
Bandas de Pilates

➡️ Elásticos com entalhes

Este elástico de fitness em tecido (também denominado "toneband") é principalmente usado para exercício suave: fortalecimento muscular, fisioterapia, Pilates... Entalhes numerados permitem que coloques as mãos de forma diferente dependendo dos exercícios. Podes variar o comprimento e a intensidade da resistência.

Unselected
Bandas de Pilates

➡️ Bandas de Pilates

Está tudo no nome. Esta banda plana de borracha permite-te adicionar intensidade às tuas sessões de pilates.

Unselected

Como escolher os elásticos de musculação

Há 3 critérios para escolheres de entre a ampla gama de produtos:

  • Tipo de treino
  • Objetivos físicos e desportivos
  • Nível de resistência requerido


💡 Não escolhas os elásticos de acordo com a cor! O código de cores não está padronizado e pode variar de acordo com a marca dos elásticos.

Tal como não treinas com um único par de halteres, não treines com um único elástico. É melhor ter uma gama de 3 ou 4 produtos gerais que podem ser usados em diferentes fases do teu treino (mais detalhes abaixo).

Unselected

Que elástico de musculação usar em que tipo de exercício?

👉 Musculação

Se treinares num ginásio, provavelmente já treinas com pesos. Se tiveres a sorte de viver num sítio mais espaçoso do que o meu estúdio, talvez tenhas um pequeno espaço em casa com equipamento e máquinas. Neste caso, para adicionares dificuldade às tuas repetições (com halteres ou barras de musculação) ou para aqueceres, opta por bandas elásticas (bandas de treino) ou elásticos para glúteos.

👉 Treino com peso corporal

Em casa, no exterior, quando te deslocas para qualquer sítio, os elásticos podem sempre ir contigo! É uma das principais vantagens deste equipamento. Todos os elásticos podem melhorar as tuas sessões de treino com peso corporal. Na tua sala, entre o sofá e a porta, num parque ou num quarto de hotel, (quase) qualquer local se pode tornar um campo de treino. Neste caso, os elásticos são selecionados de acordo com o tipo de exercícios que queres realizar.

Unselected

Que elásticos para que objetivos?

Que elástico para desenvolver musculatura ou para tonificar?

Para ti, a musculação ocorre no ginásio. E se te falar em: treino de força, levantamento de pesos ou explosividade, isto diz-te algo?Se a resposta for "sim", experimenta as bandas elásticas padrão com resistência média a elevada.

A descrição anterior não te diz nada uma vez que fazes principalmente exercícios de fortalecimento muscular sem pesos ou máquinas? Se o teu objetivo é tonificar todo o corpo, em casa, no exterior ou em viagem, podes usar qualquer tipo de elásticos de resistência leve a média.

Unselected

E quanto aos aquecimentos?

É bom musculares-te, mas não pensas que esquecemos o resto, pois não? Aquecimento, exercícios de mobilidade , alongamentos... Para tudo isto, os tubos ou bandas elásticos são melhores com resistência leve.

Unselected
Elásticos de musculação para elevações

Que elásticos para as elevações?

Se, como eu, tens dificuldades em fazer uma única elevação sem assistência, um elástico pode ser uma ajuda valiosa. O melhor produto para te ajudar com as tuas elevações? Um elástico padrão (banda de treino) com resistência elevada (ou média se estiveres quase a fazer uma elevação sem assistência).

Unselected

Que resistência para que exercícios?

Já sabes que tipo de elástico está feito para ti? Um passo dado! Passemos agora ao nível de resistência. Esta classificação diz respeito em particular às bandas elásticas padrão e aos tubos elásticos.

Unselected
Que elásticos de musculação deves escolher?

➡️ 5 kg - 15 kg (resistência leve):

Perfeito se estiveres a iniciar e quiseres adicionar resistência leve às tuas sessões com peso corporal, mas também se tiveres experiência e quiseres focar-te na parte superior do corpo.

Que músculos são treinados? Principalmente os grupos musculares pequenos que não precisam de cargas pesadas para serem estimulados (deltoides, tríceps, bíceps).

Que exercícios podes fazer? Movimentos de articulação única: levantamentos laterais ou frontais, bicep curl, extensão de tríceps…

E se tens estado a ler (sim, estou a testar-te), já sabes que para o aquecimento, exercícios de mobilidade e alongamentos, precisas de um elástico de resistência leve.

Unselected

➡️ 25 kg - 35 kg (resistência média):

O que trabalhas com ele? As tuas pernas e, de forma mais geral, toda a parte inferior do corpo (quadríceps, isquiotibiais, glúteos).

Quanto maior for a resistência, mais o elástico se destina a trabalhar grandes grupos musculares, especialmente exercícios de articulações múltiplas, como supinos ou agachamentos.

E a parte superior do corpo? Alguns movimentos (como o rowing bar ou elevações com elásticos) apenas são possíveis se tiveres um nível de fitness adequado e fores suficientemente forte.

Se gostares de fazer sessões de mobilidade mais intensas, podes também escolher este tipo de elástico.

Unselected

➡️ 45 kg - 60 kg (resistência elevada):

É a resistência máxima que existe. Estes elásticos, principalmente usados para desenvolver a força ou nas sessões de musculação, destinam-se aos praticantes de musculação de nível experiente. Quase que posso ouvir a voz na tua cabeça a perguntar, “como é que se sabe quando se é experiente”? Digamos que se levantar-te às 5h30 para ires ao ginástico não te desmotiva, se o teu RP (recorde pessoal) no supino é igual ao dobro do teu peso e se conheces o léxico da musculação de trás para a frente, és seguramente um praticante de nível experiente.

Quando falamos de resistência elevada, falamos de grandes grupos musculares, pelo que trabalhas principalmente a parte inferior do corpo: agachamentos, levantamentos-terra, leg presses... Este tipo de elástico é também frequentemente usado no auxílio a elevações, mas isso já o sabias, certo?

Unselected

Como escolher os elásticos de musculação para glúteos corretos?

3 pontos a considerar para escolher o elástico de resistência correto: resistência, comprimento e matéria.

Quanto à resistência, cada marca tem o seu próprio ranking, mas, de uma forma geral, as bandas elásticas enquadram-se em três categorias: leve, média e elevada. Os pesos equivalentes à carga de resistência são indicados em cada produto. Quanto maior for a resistência indicada, mais difícil é o treino! Podes aumentar a dificuldade de acordo com ou teu progresso ou os exercícios que desejas fazer.

O comprimento do elástico pode influenciar, dependendo do exercício que fizeres. Por vezes pode ser interessante usar diferentes comprimentos, dependendo de onde colocas o elástico (à volta das coxas ou dos tornozelos). Algumas bandas são ajustáveis! Estas bandas elásticas possuem um sistema de abertura e fecho que permite que se ajustem facilmente.

Finalmente, quando à matéria, há duas opções: bandas em borracha e bandas têxteis. Qual a melhor opção? A que te for mais adequada! Quanto à matéria, cada qual tem a sua preferência, .

Unselected

Se chegaste aqui, parabéns, agora sabes mais sobre a família de elásticos de musculação. É um pequeno acessório acessível e versátil que nunca te desapontará! Para escolheres o equipamento certo, pensa na tua utilização, nos teus objetivos e no teu nível.

Unselected
Marie Barreau

Marie

Escritora de conteúdos

Sou entusiasta pela dança e pelo fitness, apaixonada pela água e praticante aguerrida de corrida. Quando não estou a praticar desporto, gosto de escrever sobre a história e os benefícios do desporto!

Unselected

Outros conselhos de musculação:

MUSCULAÇÃO: que acessórios de proteção usar?

Que acessórios de musculação usar?

Das luvas ao cinto lombar, que acessórios de musculação escolher para o desempenho e proteção? Explicamos tudo!

Agachamentos com banda elástica: O NOSSO CONSELHO

Agachamentos com banda elástica: O NOSSO CONSELHO

Verifica as nossas ideias para exercícios de agachamento com banda elástica para te fortaleceres com um acessório leve, compacto e fácil de transportar.

Musculação: melhorar a intensidade

Musculação: melhorar a intensidade

Queres melhorar a tua força explosiva? Muda o método de treino para progredires! Isso vai impedir-te de estagnar. Descobre os conselhos de Romain, coach no Domyos club, para desenvolveres a tua explosividade.