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Que bicicleta escolher para se iniciar no triatlo?

Quando se iniciam no triatlo, muitas pessoas questionam-se a esse respeito: devo comprar uma bicicleta de estrada ou uma de triatlo? Para mim, a resposta é muito fácil:se está com dúvidas, é porque a resposta é bicicleta de estrada! E passo a explicar porque é que a minha resposta é tão categórica.

Uma bicicleta de estrada será mais fácil de manobrar 

Uma bicicleta de estrada é mais prática, mais fácil de manobrar (é mais estável e a sua capacidade de travagem é melhor), é também mais leve e mais fácil de cuidar.

Em primeiro lugar, um praticante de nível principiante de triatlo deverá habituar-se a pedalar em distâncias cada vez mais longas. Para passar de 20 a 90 km, o conforto é indispensável.

A confiança é outro ponto fundamental. Conheço muitas pessoas que começaram a ter medo de andar de bicicleta após as primeiras quedas provocadas pelos pedais automáticos. O facto de ter uma bicicleta mais estável, com uma travagem melhor, e de ter sempre as mãos nos travões ajuda-as a ultrapassar estes receios.

Conheço bem os argumentos dos defensores das bicicletas de triatlo: são mais aerodinâmicas, mais rígidas…

A diferença entre uma bicicleta de estrada e uma de triatlo 

A diferença aerodinâmica entre uma bicicleta de estrada e uma de triatlo é a mesma que existe entre um capacete de estrada e um de triatlo: claro que conta, mas não é o mais importante. E para um praticante de nível principiante, a rigidez da bicicleta de triatlo não será o mais importante pois o corredor nunca alcançará os níveis de watts que provocam as deformações dos quadros, suscetíveis de reduzir o rendimento.

Outro ponto a ter em consideração é o facto de 80% da resistência aerodinâmica vir do ciclista, e apenas 20% vir da bicicleta e das rodas. Assim, podemos afirmar que o mais importante não é a bicicleta mas sim a posição em cima da bicicleta. Uma bicicleta de triatlo permite ter uma posição muito mais "agressiva" e aerodinâmica. Mas ser capaz de manter esta posição enquanto se pedala com muita força requer anos de treino, de força muscular e de experiência a manobrar a bicicleta. A maioria dos praticantes de nível principiante que utilizam uma bicicleta de triatlo adotam uma posição menos agressiva, perfeitamente compatível com uma bicicleta de estrada equipada com extensores de guiador.

Uma bicicleta de estrada bem equipada para enfrentar distâncias mais longas

E não pense que a bicicleta de estrada serve apenas para o primeiro ano e que no ano seguinte deverá trocá-la por uma bicicleta de triatlo. Introduzindo alterações de elementos estratégicos, uma bicicleta de estrada poderá levá-lo muito longe. No meu caso, participei no mundial de 70.3 com uma bicicleta de estrada devidamente otimizada, e posso garantir-lhe que o fator limitativo era o ciclista, não a bicicleta!

Além disso, com uma bicicleta de estrada, poderá desfrutar ainda mais dos itinerários e das paisagens excecionais sem ter medo das descidas!

Agora irá perguntar-me por que razão existem as bicicletas de triatlo?

Na minha opinião, existem porque a verdade é que 20% da resistência aerodinâmica vem da bicicleta, e que as posições mais agressivas só podem ser adotadas em bicicletas de triatlo. Para a maioria dos desportistas, estes dois fatores são pouco importantes mas podem fazer a diferença num campeonato do mundo. Cada um é livre de analisar quais são os seus fatores limitativos para conseguir ganhar esses minutos que ainda lhe faltam.

foto conselheiro

Romain

Sou vendedor na loja de Portal la Reina no Chile. Comecei pelo atletismo em 2003 e depois lancei-me na grande aventura do triatlo em 2011. Desde então, já participei em 2 provas Ironman e nos Campeonatos do mundo de Ironman 70.3.