A menos que as tuas fossas nasais sejam naturalmente fechadas, como as de Virginie Dedieu (tripla campeã mundial em provas individuais e parceira técnica da DECATHLON), precisarás certamente de uma mola de nariz. Este pequeno elemento é indispensável para praticar natação artística, porque impede a água de entrar nas narinas em todas as posições "de cabeça para baixo" em apneia. Não poderás passar mais sem ela! Para fazer a escolha certa, há vários elementos a ter em conta, a saber, a forma, o tamanho e a cor.
A forma
A mais comum no universo da natação artística é a ‘Inox Latéx’. Esta garante a melhor sustentação possível e também se pode ajustar à sua parte de baixo de inox. À semelhança do que sucede com os óculos, se és principiante, podes escolher um modelo um pouco mais confortável e prático, como a mola de nariz flutuante, que as nadadoras jovens gostarão de saber que dá à superfície caso a percam. A escolha da forma é muito pessoal e, provavelmente, dependerá da experiência de cada uma. Pede molas de nariz emprestadas às colegas de equipa para experimentares todas antes de tomares uma decisão.
O tamanho
Para decidires entre S ou M, deves experimentar para descobrires o tamanho do teu nariz e, assim, da mola de nariz. É importante escolher o tamanho certo para que se adapte ao teu nariz
e para que aperte o suficiente sem magoar.
A cor
Tudo depende de quanto se quer que este pequeno objeto dê nas vistas.
É mais comum encontrar modelos de cor clara, mas também existem modelos transparentes, cinzentos ou mesmo azuis…