O essencial para colocar ligaduras corretamente
Quando colocares as tuas ligaduras, o mais importante é determinar a tensão correta para que as articulações fiquem bem imobilizadas. Se não estiverem suficientemente apertadas, as ligaduras irão mover-se dentro da luva e se estiverem demasiado apertadas irão causar desconforto e poderão interferir na circulação sanguínea. É perfeitamente normal não conseguires apertá-las com a tensão correta na primeira vez. Já passei por isso. Não desistas! Acabarás por encontrar a tensão mais correta para ti.
De um modo geral:
O número de voltas indicado no vídeo é apenas uma recomendação e dependerá do tamanho da tua mão.
Mantém as ligaduras o mais liso possível (sem as vincar ou dobrar), para um maior conforto e uma melhor estabilidade.
Mantém os dedos ligeiramente afastados quando enrolares as ligaduras, a fim de evitar que estas apertem a mão quando fechares a mesma e para criar punhos fortes.
Ligaduras de 2,5 metros em poliéster, matéria mais flexível que o algodão. Essas ligaduras destinam-se a uma prática mais ligeira, de tipo "sparring touch". O mais importante nesta técnica é enrolar as ligaduras nas zonas corretas, ou seja, no pulso, na zona de pancada e à volta do polegar.
Ligaduras de 4 metros em algodão, mais espesso e mais rígido que o modelo em poliéster. É um modelo que oferece muito mais suporte, impedindo ao máximo as articulações de se moverem durante o impacto e permitindo deste modo praticar um sparring mais agressivo. O facto de as ligaduras passarem entre cada dedo permite imobilizar bem cada articulação na zona de impacto.