2. Alcançar os seus objetivos
Quem diz objetivos diz meios para os alcançar. A corrida é um dos desportos mais acessíveis, basta um par de pernas e uma pisca de motivação para se lançar e obter resultados. A sério?
OK, não basta só isso... ainda que correr descalço está a ter muito êxito ultimamente (até tem um nome, chama-se “barefoot running”). Convém realmente ter um bom par de calçado assim como roupa respirável para tornar a sua sessão de jogging num verdadeiro momento de prazer.
Investir em roupa de corrida permite-lhe poder praticar sem qualquer constrangimento e ajuda-o/a a alcançar os seus objetivos. Mas a longo prazo, praticar jogging com o seu par de ténis mais fashion e os últimos calções aos quais não pode resistir na loja não basta para satisfazer os seus desejos. O que eu quero dizer é que quando nos lançamos numa atividade desportiva, independentemente do objetivo, da duração ou do momento, precisamos todos de conhecer e medir o nosso esforço. E isso não vem na T-shirt (apesar de as auréolas serem um dos melhores indicadores para saber se o nosso cardio foi levado ao limite ou não). Eis o ponto fulcral da questão, o relógio conectado, esse, poderá dar-lhe essa informação!
Agora, para cada necessidade existe uma ferramenta conectada, ou seja: um objetivo, um relógio conectado. Porque, de facto, existem centenas deles. Ok, talvez esteja a exagerar um pouco, mas a verdade é que com tantos modelos a escolha torna-se, por vezes, difícil. Entre o relógio que mede a frequência cardíaca, aquele que calcula a distância percorrida mas não o número de passo quando o novo “Healthy Wellness Fit Zen Program” que encontrou no Instagram lhe recomenda um mínimo de 6000 passos por dia, aquele que só serve de cronómetro e o modelo que até lhe permite fazer chamadas, verdade seja dita, tanta oferta põe-nos a cabeça em água.
No panic (sim, tipo aqui também falamos english), tal como referimos anteriormente, cada um tem os seus objetivos a alcançar e existe pelo menos um gadget útil para cada situação.
Alguns exemplos:
Objetivo: calcular as distâncias percorridas durante as suas sessões.
Neste caso, opte por um relógio GPS simples, que lhe permitirá seguir o seu percurso em tempo real. Os dados serão exportados para uma aplicação, podendo partilhá-los junto da sua rede de contactos sem qualquer problema.
Objetivo: ouvir música e navegar na web sem levar o seu telemóvel.
Aqui, pode optar por um relógio conectado que também lhe servirá no dia a dia. Verifique, no entanto, a compatibilidade deste último com o seu telemóvel!
Objetivo: conseguir um melhor estado de forma.
Sim, sim, leu bem, um relógio conectado pode ajudá-lo/a alcançar uma maior vitalidade. Com efeito calcula a qualidade do seu sono, recomenda-lhe mover-se ou fazer pausas quando precisar, manda-lhe avisos quando o seu nível de hidratação é demasiado baixo ou quando está muito stressado/a, ou seja, poderá adquirir novos hábitos ficando mais sensibilizado/a para as questões de saúde.
Objetivo: progredir e seguir os planos de treino.
O relógio destinado aos desportistas experientes: análise da passada e da carga de treino, cálculo da VO2 Max, e outros parâmetros que os mais viciados já conhecem bem!
Objetivo: aprender a correr a bom ritmo, ouvindo o seu coração
Iniciar-se, retomar ou simplesmente manter o ritmo, um relógio pode ajudá-lo/a correr mantendo-se na sua zona de conforto.
Concentre-se então no seu objetivo para escolher o relógio que mais lhe convém. Muitas vezes, os relógios conectados reúnem muitas ou a maior parte das funcionalidades acima referidas, mas o mais importante é reunir as funcionalidades de que precisa para alcançar os seus objetivos.