O que fazer se a sua bicicleta for roubada?

O que deves fazer se a tua bicicleta for roubada?

Ser vítima de roubo da nossa bicicleta não é uma fatalidade, mas infelizmente, pode acontecer. Como evitar o problema e como reagir quando tal acontece, apesar de termos tomado as devidas precauções? Eis alguns procedimentos a adotar.

NADA MELHOR QUE A PREVENÇÃO PARA CORRER O MENOR RISCO POSSÍVEL! EM CASO DE ROUBO, MANTÉM-TE CALMO, AS HIPÓTESES DE RECUPERAR A TUA BICICLETA OU DE RECEBER UMA INDEMNIZAÇÃO DA COMPANHIA DE SEGUROS DEPENDERÃO, EM GRANDE MEDIDA, DAS PRECAUÇÕES QUE TOMASTE NO MOMENTO DA COMPRA E NO USO QUE FIZESTE DA BICICLETA.

Protege-te contra o roubo

Não existe um cadeado milagroso, mas o que permite proteger melhor a tua bicicleta é a força de dissuasão do teu sistema de proteção. O princípio consiste em desencorajar os amigos do alheio. Se o teu dispositivo for difícil de arrombar e levar tempo a ser neutralizado, um ladrão apressado e mal equipado irá provavelmente renunciar a roubar.

É por essa razão que é sempre conveniente estacionar a bicicleta num local com movimento: as testemunhas são a melhor barreira às ações mal intencionadas. Para minimizar os riscos, prende a tua bicicleta a um elemento de mobiliário urbano (grade, poste, etc.). Deverás deixar o cadeado na posição mais baixa possível com a fechadura virada para baixo. O ideal é usar dois tipos de cadeado: um de corrente e um U, por exemplo.

Precavem-te em caso de roubo

Se comprar uma bicicleta nova numa loja, não te esqueças de conservar a fatura. Esta será útil em caso de azar. Se comprares uma bicicleta usada, poderás igualmente pedir ao vendedor que te forneça um comprovativo de compra, com indicação do preço da bicicleta. Quando adquirires uma bicicleta, procure registar o número de identificação no quadro. Este sistema de marcação com número único permitirá identificar a tua bicicleta e, em caso de necessidade, provar que esta te pertence. Pensa em fazer um seguro contra roubo. Algumas companhias de seguro oferecem cobertura contra roubo de bicicletas, desde que cumpra determinadas condições específicas que deverá conhecer para beneficiar dessa proteção.

Reagir após o roubo

A tua bicicleta já não está no local onde ficou? Antes de mais, respira fundo e certifica-te de que não há engano da tua parte. É fácil enganarmo-nos! Reproduz mentalmente o teu percurso e tenta recordar-te do momento em que chegaste e estacionaste a bicicleta. Quando já não existir nenhuma dúvida, observa o local onde deixaste a tua bicicleta. Vê algum vestígio ou elemento do cadeado? Roubaram apenas algum elemento da bicicleta ou a bicicleta completa? Essas observações permitirão determinar se vale a pena procurar nas imediações para tentar encontrá-la ou se já é demasiado tarde... O passo seguinte é ir rapidamente a uma esquadra de polícia para apresentar queixa. A polícia irá mais tarde contactar se a tua bicicleta for recuperada.

Poderás também consultar os anúncios online de venda de bicicletas e material nos próximos dias ou semanas ou visitar lojas de venda de artigos usados. A esperança é a última a morrer!

WEB_dsk,mob,tab_sadvi_int_TCI_2018_URBAN CYCLING[8402994]htc bicicleta cidade

André Canuto

Desportista conselheiro

Tens sugestões, ou necessitas de mais conselhos? Não hesite em contactar-me!

Conheça mais conselhos

8392575

Como prender a bicicleta com um bom cadeado?

Segundo a associação francesa Velo Perdu* (Bicicleta Roubada), mais de 400 000 bicicletas são roubadas todos os anos em França. E, ao que parece, esta tendência não deverá inverter-se no futuro próximo! Perante este flagelo, o melhor é tomar as devidas precauções. Qual é a solução? Um cadeado suficientemente fiável e robusto para dissuadir os ladrões! *http://www.veloperdu.fr