Prancha de surf em espuma: a aliada dos iniciantes
Este artigo já lhe permitiu perceber que iniciar-se na prática de surf com uma shortboard é má ideia para desfrutar dos prazeres de uma evolução rápida na arte do deslize.
Para otimizar a sua aprendizagem do surf, é indispensável escolher a prancha mais adequada. Os principais critérios de escolha de uma prancha de surf são explicados a seguir:
Para começar, precisará de uma prancha volumosa, que o ajudará, durante a remada, a deslizar e a entrar na onda. Depois de lançado sobre a onda, o volume da prancha permitir-lhe-á levantar-se (take off) mais facilmente e manter mais facilmente o equilíbrio.
O tamanho da prancha de surf depende portanto do tamanho do surfista. Quanto maior e mais musculado for, maior será a prancha. A escolha do tipo de ondas também influencia o ritmo de aprendizagem. Dê preferência aos spots com espuma (aquela que se forma no final das ondas) e às pequenas ondas pouco acentuadas para começar com tranquilidade. As ondas cavadas estão reservadas aos surfistas experientes em shortboard.
Em contrapartida, as quedas são mais dolorosas e impressionantes. A prancha em espuma é especialmente concebida e adaptada e estas condições. Pode ser utilizada por toda a família, graças à sua conceção robusta (muito mais do que uma shortboard) e ao deck em espuma, que evita lesões em caso de queda. Contrariamente ao que se pensa, a prancha em espuma não se destina exclusivamente a iniciantes. Trata-se de uma prancha que acompanha toda a evolução do surfista, desde os primeiros take-off até à aprendizagem das manobras mais exigentes.
É igualmente uma excelente prancha de surf, para os surfistas experientes que querem divertir-se nas ondas menos acentuadas do verão, o shorebreak...
Inicie-se no surf SIM, mas NÃO com uma SHORTBOARD!