Dicas Cloro em Piscinas

Como medir e ajustar o cloro da água da piscina?

Como usar corretamente o cloro na piscina? Tens dúvidas sobre como usar o cloro de forma adequada e quais as precauções a ter na hora de tratar a água da piscina? Nós ajudamos!

Como usar corretamente o cloro na piscina?

A utilização de cloro é uma das formas mais comuns de garantir a higiene das piscinas. É um dos principais agentes desinfetantes utilizados no tratamento químico da água e um aliado poderoso para a proteção da piscina contra ameaças biológicas.

A água não tratada pode ser foco de várias doenças (como micose, dermatites, infeções de pele, diarreia, irritação nos olhos, comichão e outros problemas de saúde).

E mais, além de promover a purificação da água, o cloro também previne o mau cheiro na piscina e combate a proliferação de algas e depósitos nas paredes e fundo da piscina, já que consegue oxidar matéria orgânica. Isso é extremamente importante porque as algas deixam a água esverdeada e turva e com aspeto de suja. Com a aplicação do cloro, a água da piscina volta a ficar clara, transparente e brilhante.
Em suma, quando usado corretamente, o cloro, eliminará fungos, bactérias, algas e outros micro-organismos que possam afetar a qualidade da água.

Apesar das suas mais-valias na eliminação de impurezas e poder de desinfeção, a aplicação de cloro deve ser realizada cuidadosamente e respeitando todos os cuidados e regras de segurança e sobretudo nas quantidades certas.

Qual a medida certa de cloro?

Não basta aplicar cloro na água sem qualquer tipo de critério para o seu efeito ser eficaz. Antes pelo contrário, para o tratamento ser eficaz e o cloro atue nos micro-organismos, é preciso aplicar o cloro na dosagem precisa.

Uma baixa quantidade de cloro na água não garante a eficaz desinfeção, por outro lado, o excesso de cloro pode ter efeitos tóxicos e causar problemas de saúde nos utilizadores (irritação, comichão na pele e nos olhos e dores) e desconforto geral.
Um dos sinais de alerta mais comuns do excesso de cloro é o ressequir e descoloração de cabelos e dos fatos de banhos.

Quando se trata de aplicar cloro, não podemos confiar no senso comum. É preciso calcular a quantidade correta conforme o volume da piscina e os níveis de cloro livre na água. Ter igualmente atenção ao nível de utilização da piscina, obviamente uma piscina privada terá sempre riscos menores que uma com maior utilização.

Assume-se que a quantidade recomendada de cloro a utilizar será de 4 gramas de cloro para cada 1000 litros de água. Mas é uma mera recomendação teórica e não invalida a testagem da respetiva água antes da sua aplicação.

Além da dosagem correta é importante que a aplicação seja realizada com todos os cuidados: diluindo bem a substância utilizando todos os devidos equipamentos de proteção para evitar o contacto com a pele, nariz e olhos.

Recomendamos a utilização de luvas de borracha, máscaras e óculos de proteção para evitar o contacto do produto com a pele e as mucosas e sua inalação acidental.
Além desses equipamentos, também é importante ter um balde de plástico e um instrumento como uma colher ou uma haste para diluir o cloro granulado em água, já que não deve ser aplicado diretamente na água sem diluição. É importante que os materiais utilizados sejam de plástico, já que o produto tem o poder de oxidar objetos de metal.


Queres saber como o aplicar? Explicamos-te a melhor forma.

Dicas sobre como usar corretamente o cloro na piscina?

Testar o nível de cloro: Antes de adicionar cloro à piscina, é importante medir o nível de cloro presente na água. Pode ser utilizado um kit de teste de cloro, à venda nas lojas Decathlon.

Ajustar o nível de pH: Antes de adicionar cloro, certifica-te que o nível de pH da água está dentro do limite adequado, geralmente entre 7,2 e 7,6. 
Se o pH estiver muito alto ou muito baixo, a ação do cloro será menos eficaz. Poderás utilizar um aumentador ou redutor para garantir esse equilíbrio de PH.

Utilizar cloro estabilizado: O cloro estabilizado, é também conhecido como cloro com cianurato, é uma forma de cloro usada para manter a eficácia sob a luz solar intensa. Isto é especialmente importante em piscinas de exterior. Uma vez mais, reforçamos que deverão ser seguidas as recomendações do fabricante presente no rótulo do produto. 

Aplicação uniforme: Para garantir que o cloro é distribuído uniformemente em toda a piscina, podes adicioná-lo diretamente na água perto das áreas de filtragem ou usar um dispensador de cloro para a sua dissolução lenta.

Manter o nível de cloro constante: É importante manter um nível adequado de cloro na piscina para garantir uma desinfeção eficaz. 
Os níveis recomendados de cloro podem variar, mas geralmente estão entre 1 e 3 partes por milhão (ppm). Uma recomendação comum é a de aplicar 4 gramas de cloro por cada 1000 litros de água para a manutenção desses níveis de cloro. 

Testar regularmente a água da piscina: Devem ser realizados testes regulares à qualidade da água da piscina e substituir regularmente os filtros das bombas, seguindo as recomendações do fabricante.

Quais os tipos de cloro disponíveis? 

Existem diferentes tipos de cloro disponíveis para tratamento de piscinas.

  • Cloro estabilizado

    O cloro estabilizado, também conhecido como cloro com cianurato, contém um estabilizador chamado ácido cianúrico. Esse estabilizador ajuda a proteger o cloro dos efeitos da luz solar intensa, prolongando a sua eficácia. O cloro estabilizado está disponível em forma de granuloso, tabletes ou líquido.
    Normalmente é a fórmula mais comum de utilização.

  • Cloro de Choque

    Esse tipo de cloro é projetado para se dissolver rapidamente na água.
    Geralmente está disponível em forma de grânulos finos ou em tabletes efervescentes. 
    É útil para aumentar rapidamente os níveis de cloro quando necessário.

Que formatos de cloro podemos encontrar?

  • Cloro granulado

    O cloro granulado é uma forma popular de cloro para piscinas. É geralmente composto por hipoclorito de cálcio ou hipoclorito de sódio. Esses grânulos dissolvem-se na água da piscina, libertando cloro para desinfetar a água. Apresenta um tempo de ação geralmente mais longo, muito por culpa do agente estabilizador da sua fórmula. As suas principais características estão no alto índice de cloro ativo e facilidade de preparação e aplicação direta na água. Atenção, que precisa de ser dissolvido com muito cuidado!

  • Cloro em pastilha

    O cloro em pastilha é outra opção comum. Essas pastilhas são compactadas e geralmente contêm hipoclorito de cálcio ou tricloro-s-triazinetriona. Podem ser adicionados a um clorador flutuante ou a um alimentador de cloro na piscina, onde se dissolvem gradualmente, liberando cloro ao longo do tempo. Visto não ser necessário qualquer manuseamento prévio é considerado uma das formas mais fáceis e ágeis de aplicação de cloro.

  • Cloro líquido

    O cloro líquido é uma forma concentrada de hipoclorito de sódio. Geralmente é despejado diretamente na água da piscina. O cloro líquido tem a vantagem de se dispersar rapidamente na água, mas também pode ser menos estável em comparação com outras formas de cloro. Usualmente apresenta um nível baixo de cloro ativo e um alto poder de oxidação. Isto leva a uma rápida evaporação e como tal, menor durabilidade e eficiência. É preciso ter atenção às potenciais subidas súbitas de acidez da água.

  • Cloro em pó

    O cloro em pó é semelhante ao granulado, com a diferença de que é mais fino. Tal como a versão granulada, esse tipo de cloro tem de ser cuidadosamente dissolvido antes da aplicação. Graças à sua alta eficácia, o cloro em pó é um dos mais populares, mas pouco utilizado em piscinas de superfície.

  • Cloro Multiacção 

    As soluções multiação tem como vantagem o efeito  2 em 1, já que, além de desinfetar a água e eliminar os micro-organismos, geralmente tem uma ação abrilhantadora e floculante, que evita a proliferação de algas na piscina, fazendo com que elas se aglomerem e sejam facilmente removidas com os kits de limpeza.

Seja qual for a opção...É importante seguir as instruções do fabricante ao usar qualquer tipo de cloro para garantir uma dosagem adequada e segura. Além disso, lembra-te de armazenar o cloro em um local fresco e seco, longe de materiais inflamáveis e de crianças.

Ao seguires essas recomendações e as instruções do fabricante, deverás ser capaz de poder utilizar o cloro de forma segura e eficaz para manter a piscina limpa e saudável.
Agora que já tens mais informações sobre como aplicar corretamente o cloro na piscina, descobre a nossa gama de produtos em decathlon.pt ou numa das nossas lojas.

Procuras mais informação sobre piscinas?

pessoas na piscina

Como tratar a água da tua piscina desmontável

Manter a água da piscina limpa nem sempre é possível. Por isso é preciso ter em conta alguns cuidados e aplicar o tratamento certo para cada problema.

Cobertura de piscina

Como escolher uma cobertura de piscina?

Queres proteger a piscina desmontável? Uma cobertura de piscina pode ser a resposta ideal, e traz vantagens em que nunca pensaste.

O que é preciso para instalar uma piscina?

O que é preciso para instalar uma piscina?

Instalar uma piscina desmontável não é uma tarefa fácil, mas se tens uma veia DIY e achas que não precisas de ajuda profissional, damos umas dicas!

escolher uma piscina criança

Como escolher uma piscina para bebé ou criança?

Veja os nossos conselhos para escolher uma piscina ideal para a sua criança!