Impermeável e repelente de água: que diferença faz?
O que é a impermeabilidade de uma peça de vestuário e porque não deve ser confundida com a repelência à água? Vamos ver a diferença imediatamente, para não ficarmos confusos!
A repelência à água é simplesmente a capacidade de um tecido deixar a água deslizar da sua superfície sem a absorver. Em contrapartida, a impermeabilidade de um tecido é a sua capacidade de impedir a penetração de água (chuva, neve, orvalho ou humidade) através de um produto.
Quer se trate de um produto repelente de água ou impermeável, caracteriza-se por um tratamento "químico" aplicado ao componente do produto. Como já sabes, um tecido repelente de água tem a capacidade de deixar a água "bainha" na superfície. Quanto mais depressa a água escorre sem se infiltrar no tecido, mais repelente de água o tecido é. Isto evita que a peça de vestuário fique alagada e mantém-na leve. Isto é devido a um tratamento na parte externa do componente.
Um tecido impermeável é um componente repelente de água com proteção adicional. Isto é o que impede a penetração de água na peça de vestuário, mesmo que haja estagnação ou pressão de água (tal como de uma mochila) no tecido. Isto é possível através de um tratamento no exterior do tecido, mas também através de impermeabilização no interior. Existem dois tipos: o revestimento e a membrana.