Em função do tipo de montagem e de estrutura da tenda: insuflável ou rígida
A boa notícia em relação à tenda de tejadilho é que, normalmente, o que dá mais trabalho é montá-la no tejadilho. Depois, geralmente basta "desdobrar" e ela ganhará a sua forma num instante, como um livro "pop-up".
As tendas compostas por uma estrutura que se abre (como uma ostra), sem ser projetada do veículo, montam-se e desmontam-se rápida e facilmente. Abertas, apresentam uma área habitável muito reduzida (ou "muito aconchegante", conforme a perspetiva).
As tendas do tipo "porta-moedas" não são autoportantes. Isto quer dizer que o topo da tenda é sustentado pelas escadas. As escadas devem, por isso, estar bem apertadas. Caso contrário, a plataforma ficará apoiada "no ar" e não suportará qualquer carga. No entanto, é essencial apertar bem as escadas em todo o tipo de tendas de tejadilho que as tenham!
Também existem tendas de tejadilho de estrutura insuflável, como a tenda de tejadilho MH900 Fresh & Black para 2 pessoas, que se enche em 20 segundos. As escadas devem, ainda assim, estar bem fixas.
A vantagem das tendas de tejadilho insufláveis é, por serem mais compactas, deixarem espaço para transportar o restante equipamento desportivo no tejadilho do automóvel, como uma prancha de surf ou kayak. Além disso, são mais adequadas para veículos pequenos.