Escolher a raquete correta de acordo com o teu nível
Acima de tudo, a escolha de uma raquete de padel dependerá da tua capacidade de jogo, que pode ser dividida em três categorias.
A escolha de uma raquete de padel pode ser complicada se não estiveres ciente de alguns aspetos fundamentais como o peso, a forma, a dureza ou o teu nível. Estes aspetos vão afetar diretamente o teu jogo, por isso queremos ajudar-te a escolher a melhor raquete para ti.
A escolha de uma raquete de Padel pode ser complexa, pela extensa oferta e modelos diferentes.
As questões a ter em conta são: o nível de prática, uma vez que existem modelos definidos e especificamente fabricados para atender às necessidades de cada nível. E dentro de cada nível, escolher o formato de raquete que mais se adequa ao seu tipo de jogo.
Acima de tudo, a escolha de uma raquete de padel dependerá da tua capacidade de jogo, que pode ser dividida em três categorias.
Principiante
PESO: Leve (<340 g)
FORMATO: Redonda
EQUILÍBRIO: Baixo
Como jogador ocasional, é muito importante escolher uma raquete que te dê suficiente manobrabilidade e tolerância (grande sweet spot) que te permita melhorar rapidamente as tuas capacidades técnicas.
Intermédio
PESO: Médio (340 a 360 g)
FORMATO: Gota de água
EQUILÍBRIO: Médio
Se jogas regularmente padel, queres uma raquete mais polivalente. Terás já uma base técnica com a qual poderás dominar uma raquete mais exigente e com maior desempenho em termos de potência e precisão
Avançado
Neste nível, basicamente não existem limitações técnicas e podes escolher qualquer tipo de raquete, independentemente do peso, forma ou equilíbrio.
Basta escolheres a que melhor se adapta ao teu tipo de jogo e às tuas capacidades físicas.
Antes de qualquer outra coisa, a escolha de uma raquete de padel será feita em função do seu nível de prática, e este encontra-se dividido em três categorias.
Para uma prática ocasional
De forma a satisfazer da melhor forma as suas primeiras experiências no mundo do Padel, é importante escolher uma raquete leve e de fácil manuseamento. A raquete adequada para a prática ocasional tem um formato redondo.
Para uma prática regular
Uma prática regular do Padel irá pedir-lhe mais versatilidade. É então interessante escolher uma raquete de tipo neutro, constituída por fibra e espuma flexível para ter muito boas sensações de batida. As raquetes em formato de gota serão adequadas para os jogadores regulares.
Para uma prática intensiva
Para os jogadores intensivos, as raquetes de formato em "diamante" oferecerão principalmente mais potência. De forma a progredir e praticar com performance nesse sentido, é importante que os jogadores intensivos escolham raquetes de fibra rígida e espuma dura.
Como terá notado, existem diversos formatos de raquetes em Padel. Eis algumas explicações no que diz respeito a estas formas de raquetes e o que lhe oferecem.
Redonda : São as raquetes que apresentam o ponto de equilíbrio mais baixo. O peso está repartido mais próximo do pulso, a raquete é então assim mais fácil de manusear e permite-lhe utilizá-la sem gastar muita energia.
Gota de água: Esta raquete é o meio termo entre os formatos redondo e em diamante, o seu ponto de equilíbrio é intermédio.
Diamante: O ponto de equilíbrio fica repartido na cabeça da raquete. Isto torna-a assim mais difícil de controlar mas oferece uma potência maior no momento das batidas.
Material da superfície
FIBRA DE VIDRO: É utilizada para aumentar o conforto e a elasticidade da raquete graças à sua flexibilidade, muito comum em raquetes para principiantes e avançados.
FIBRA DE CARBONO: Um material muito resistente, perfeito para raquetes de nível experiente para aumentar a sua durabilidade e potência em pancadas fortes graças à sua rigidez.
Espuma (Dureza)
SUAVE: Espumas elásticas que maximizam o conforto durante a pancada e também aumentam o ressalto da bola durante o impacto (o que significa mais potência em pancadas lentas, mas menos em pancadas fortes).
MÉDIA: Equilíbrio entre potência, ressalto e conforto.
RIJA: Espumas rígidas que maximizam a potência das pancadas fortes e também o controlo sobre a trajetória da bola, poderás sentir falta de algum conforto. .
Qualquer raquete é totalmente válida para homens e mulheres, mas há algumas coisas que deves ter em conta antes de escolheres uma:
1. Considerar o teu nível de jogo: Como mencionado acima, se fores um principiante, procura uma raquete com uma forma mais redonda e uma sensação mais suave para te ajudar a conectar melhor com a bola. Se fores um jogador avançado, procura uma raquete com uma forma mais equilibrada e uma sensação média para maior precisão.
2. Considerar o peso da raquete: Existem raquetes de padel específicas para mulheres que são mais leves do que a versão masculina. Isto ajuda-te a manobrar melhor a raquete e a exercer menos pressão sobre o teu braço.
Conhece as perguntas para te ajudar na escolha:
O facto de serem melhores ou piores depende da tua forma de jogar. Uma borracha macia proporciona uma maior saída de bola, o que o ajudará principalmente nas pancadas a partir do fundo, onde tens de te deslocar mais metros da bola. Uma raquete dura oferece mais velocidade nas pancadas fortes, uma vez que a raquete não absorve parte do impacto.
Recomendamos pesos inferiores a 340 gramas para as pessoas que se iniciam no desporto ou que têm problemas de epicondilite. Pesos até 360 gramas para jogadores mais experientes que querem jogar rápido ou são muito defensivos. E pesos superiores a 360 gramas para os grandes jogadores ou para aqueles que procuram a máxima potência, mas não querem renunciar à agilidade.
O equilíbrio refere-se ao peso na ponta da raquete. Falamos de um equilíbrio alto quando há mais peso na ponta e de um equilíbrio baixo quando há mais peso no cabo ou no centro da raquete.
As raquetes não têm um limite de furos, mas este é um fator chave no seu desempenho. Quanto mais furos, maior será a superfície de impacto, mas mais fraco será o material.
Quanto menor for o número de furos, mais forte será a lâmina, mas mais rígida será, tornando mais difícil bater corretamente na bola.
As raquetes em forma de diamante caracterizam-se por uma maior potência mas um menor controlo. Com um equilíbrio alto, estas lâminas são especialmente concebidas para jogadores experientes.
Por outro lado, as lâminas em forma de gota de água proporcionam o equilíbrio certo entre potência e controlo. Esta versatilidade torna-as numa escolha popular para jogadores de todos os níveis de habilidade.
Por último, as lâminas redondas dão prioridade ao controlo, mas sacrificam alguma potência.Estas lâminas são ideais para jogadores que procuram a maior precisão possível nas suas pancadas, mas que estão dispostos a abdicar de um pouco de potência no processo.