cc como escolher uma proteção dorsal de equitação

Como escolher uma proteção dorsal de equitação? 

A equitação é um desporto acessível a toda a gente, mas pode ocasionar lesões graves em caso de queda. É por essa razão aconselhável usar um colete de segurança para minimizar esse risco e proteger-se de eventuais choques. Seguem-se alguns conselhos para escolher corretamente o seu colete de segurança

A escolha de um colete de segurança é feita com base em 2 critérios: o tipo de proteção e o nível de proteção.

Como escolher uma proteção dorsal ou um colete de segurança para equitação?

O tipo de proteção: colete ou proteção dorsal

Existem dois tipos de proteções: Os coletes de segurança e as proteções dorsais: O COLETE DE SEGURANÇA: Estudado para proteger o tronco do cavaleiro em caso de choque ou de queda, o colete de segurança assegura a proteção do busto e das costas. Composto por várias placas de espuma alveolar, cuja função consiste em amortecer e absorver os choques em caso de queda, o colete de segurança oferece uma boa proteção da coluna vertebral, dos rins, da caixa torácica e dos órgãos situados no abdómen.

AS PROTEÇÕES DORSAIS: Ao contrário de um colete de segurança, a proteção dorsal protege apenas as costas. Apresenta a forma de uma placa rígida mas articulada ou a forma de uma placa de espuma mais maleável a inserir num colete flexível. O ajuste é feito à frente através de bandas ou fitas abdominais, consoante os modelos. As dorsais são concebidas para oferecer um porte mais agradável que os coletes e manter uma maior liberdade de movimentos. São mais discretas e menos desconfortáveis, mas oferecem um nível de proteção inferior ao dos coletes de segurança.

Como escolher uma proteção dorsal ou um colete de segurança para equitação?

O nível de proteção

Os coletes dividem-se em 3 categorias consoante o seu nível de proteção:

- Nível 1: Proteção mínima destinada a cavaleiros profissionais (não dispomos de coletes de nível 1 na nossa gama).

- Nível 2: Proteção adequada para práticas que envolvem um risco médio. Corresponde ao mínimo aconselhado para atividades equestres de lazer, para praticantes de equitação de nível principiante a experiente, em clube ou qualquer outra prática de equitação.

- Nível 3: Proteção elevada, indicada para a equitação de lazer e de competição. Destina-se também às pessoas que trabalham com cavalos e estão expostas a riscos de coice. Corresponde ao nível de proteção exigido para praticante de equitação de atrelado e de concurso completo em competição.

As proteções dorsais são, quanto a si, certificadas para a prática de equitação de nível experiente, com base na norma EN 1621-2: Protetores dorsais contra os impactos mecânicos para motociclistas. Atenção, trata-se de uma certificação diferente da aplicável aos coletes de segurança, pelo que o seu nível 2 não corresponde ao nível 2 dos coletes. Não são autorizadas nas competições que obrigam o uso de colete de segurança de proteção de nível 3: para provas do cross de um C.C.E. e as provas de maratona em concursos de atrelagem.

Como escolher uma proteção dorsal ou um colete de segurança para equitação?

Como escolher o tamanho correto? 

Para que a proteção dorsal esteja devidamente adaptada a si, é importante escolher o tamanho correto com base em 3 medidas:~- o perímetro do peito~- o perímetro da cintura~- a altura cintura-ombro~Depois de tirar estas medidas, utilize o guia de tamanhos disponível na loja ou na ficha técnica do produto na Internet para encontrar o tamanho indicado para si

O perímetro da cintura e do peito pode geralmente ser ajustado na maioria dos modelos através de fivelas ou bandas autoaderentes. Em contrapartida, convém não se enganar em relação à altura das costas. Se for demasiado comprido, o colete não lhe permitirá sentar-se na sela e se for demasiado curto, não protegerá os seus rins.

Quer opte por um colete de segurança ou por uma proteção dorsal, é importante que tanto um como o outro fiquem bem ajustados para que possam cumprir o melhor possível a sua função. Para garantir a sua plena eficácia, o colete ou a proteção devem ser usados o mais justo possível ao corpo.

O colete deve ser vestido diretamente por cima do polo ou da camisola. No inverno, o colete de segurança não deve ser usado por cima do blusão ou casaco.

Alguns modelos estão munidos de fecho de correr à frente que permite ajustar o colete apenas uma vez, de modo a evitar a necessidade de o ajustar sempre que o vestir novamente. Alguns modelos apresentam também marcas visuais que permitem verificar se o colete está bem ajustado (a parte vermelha deve ficar totalmente oculta).

Um colete demasiado apertado poderá causar incómodo e dificultar os movimentos e a respiração. Um colete demasiado largo não será eficaz em caso de queda, já que poderá mover-se e fazer com que as zonas reforçadas fiquem desajustadas das zonas do corpo a proteger.~ 

Como escolher o seu colete de segurança para equitação?

Como escolher uma proteção dorsal de equitação?

Valério

Chefe de produto fouganza

Para que o colete mantenha a sua plena eficácia, deve ser guardado ao abrigo da humidade e do calor. Para a limpeza do seu colete de segurança ou proteção dorsal, utilize uma esponja húmida e deixe o produto secar ao ar livre. Alguns modelos são laváveis à mão. Atenção, qualquer colete de segurança ou proteção dorsal que tenha sofrido um choque deve ser obrigatoriamente substituído, porque as espumas de proteção podem ter sofrido danos com o choque.