Escolher a mochila isotérmica certa

Como escolher uma mochila térmica?

Estás a planear fazer uma caminhada ou campismo? Fica a saber tudo o que precisas sobre mochilas isotérmicas para conservar a tua comida.

Cada vez mais na moda, a mochila térmica tem entrado na vida quotidiana dos amantes da natureza. De facto, tanto prática como eficiente, é ideal para acampar, piqueniques ou mesmo para os dias de trabalho. Quando é usada durante várias horas, deve ser escolhida com cuidado, a fim de combinar praticidade com conforto.Vamos guiar-te na compra da tua mochila térmica, para que possas escolher um modelo perfeitamente adaptado à tua utilização e preferências.

Escolher a mochila isotérmica certa

Porque escolher uma mochila isotérmica?

Se a mochila térmica se tornou agora uma parte integrante da nossa vida diária, é devido às muitas vantagens que oferece. O principal objetivo deste tipo de saco é manter os alimentos e bebidas frescos durante várias horas, independentemente da temperatura exterior. De facto, para que possas fazer atividades durante um dia inteiro sem te preocupares com a tua comida ou água a aquecer, é essencial utilizar um sistema de armazenamento adequado. Tal como uma geleira, a tua mochila térmica manterá as tuas refeições a uma temperatura ideal, onde quer que estejas.

Durante muitos anos, muitos de nós optamos por uma geleira rígida para uma caminhada ou um piquenique familiar, por falta de alternativas. Desde a sua chegada ao mercado, a mochila térmica tem provado ser uma escolha convincente, particularmente devido à sua praticidade. Ao contrário de uma geleira, que ocupa muito espaço e exige um certo esforço físico, não só devido ao seu peso vazio mas também devido à forma como é transportada, esta mochila mochila dá-te liberdade total.

Escolher a mochila isotérmica certa

O tamanho de uma geleira ou mochila isotérmica é expresso em "litros": 10 L, 20 L ou 30 L. Mas que capacidade devo escolher?

Está a questionar-te como escolher uma mochila térmica? Entre os primeiros critérios a ter em conta, registamos o tamanho, e em particular a capacidade de volume oferecida pelo modelo. De facto, o objetivo de uma mochila térmica é transportar todos os teus mantimentos, tanto em termos de comida como de bebida, a fim de te manteres em forma durante todo o dia. Deve ser capaz de guardar tudo o que necessitas, mantendo-se confortável para usar, para que possas continuar a tua atividade sem constrangimentos.

Geralmente, uma mochila térmica tem uma capacidade entre 10 e 30 litros, dando-te uma ampla escolha de tamanhos para se adaptar a todas as situações. Há uma série de parâmetros importantes que deves ter em conta ao escolher uma mochila. Antes de mais, deves considerar a duração da tua viagem, especialmente se estiveres a fazer uma caminhada. Quanto mais tempo viajares, mais refeições precisarás de transportar e maiores serão as tuas necessidades de hidratação, exigindo uma maior capacidade.

Vais sozinho ou em grupo? Tem este fator em conta ao fazeres a tua escolha. Se só transportares o suficiente para uma pessoa, uma capacidade menor será suficiente. E se não quiseres combinar uma mochila térmica com uma mochila clássica, na Quechua decidimos adicionar um compartimento térmicas às nossas mochilas clássicas de 20 L e 30 L, para que possas transportar tudo o que precisas para a tua caminhada num único saco.

Como escolher uma mochila isotérmica?

Existe uma mochila térmica para criança?

Não existem realmente mochilas isotérmicas"ergonómicas" especificamente concebidas para crianças. No entanto, as alças das nossas mochilas isotérmicas são ajustáveis, por isso, se o jovem caminhante quiser assumir a tarefa de transportar alguma da comida, podes dar-lhe uma mochila isotérmica com a menor capacidade possível: 10 litros.Outra opção é dar-lhes a geleira compacta de 10 litros como uma alça de ombro (sem sobrecarregar, pois não distribui o peso tão bem como uma mochila).

Escolher a mochila isotérmica certa

Que desempenho térmico devo esperar de uma mochila térmica?

Como terás compreendido, o principal objetivo da tua mochila isotérmica é preservar adequadamente a tua comida, qualquer que seja a temperatura exterior. Assim, tal capacidade dependerá do desempenho do modelo; um critério que não deve ser negligenciado. De uma mochila para outra, o tempo de conservação proposto é suscetível de variar, oscilando entre cerca de 5 a 8 horas. Nota que esta estimativa não tem em conta a possível adição de acumuladores de gelo, o que pode prolongar a duração de conservação.

Dependendo da utilização da mochila isotérmica, as tuas necessidades em termos de conservação, e portanto de desempenho, podem ser afetadas. Por exemplo, se estiveres a fazer um piquenique perto de casa, não é necessário um longo período de conservação. Por outro lado, para um longo percurso de trekking ou estadia em bivouac, é aconselhável escolher um modelo que ofereça um melhor desempenho.

Escolher a mochila isotérmica certa

Porque escolher uma mochila com compartimentos?

Ao escolheres uma mochila isotérmica, serás confrontado com diferentes tipos de modelos, oferecendo vários formatos e opções. Embora possas encontrar modelos simples com apenas um bolso principal, a maioria dos sacos no mercado foram concebidos para facilitar a tua vida, oferecendo compartimentos e bolsos adicionais. Quer queiras compartimentar o interior da tua mochila ou adicionar bolsos laterais, há muitas opções de organização.

Embora não sejam obrigatórios, os compartimentos adicionais e os compartimentos de armazenamento permitem-te organizar os teus mantimentos da melhor forma possível. Podes separar alimentos de bebidas, ou mesmo doces de salgados. Tal disposição dar-te-á um armazenamento ótimo, para uma praticabilidade sem paralelo. Saberás onde está cada item e  pouparás tempo.

Ao mesmo tempo, quando estiveres a viajar durante várias horas ou dias, e levares contigo produtos de farmácia, alguns desses produtos precisam por vezes de ser mantidos a baixa temperatura. Os compartimentos da tua mochila isotérmica significam que podes separá-los da tua comida. Isto não só é prático, como também garante um acesso fácil sem perda de tempo em caso de ferimentos.

Escolher a mochila isotérmica certa

Escolher uma mochila de acordo com a tua utilização

Independentemente da temperatura exterior, é essencial ser capaz de conservar adequadamente a tua comida enquanto não a consumires até várias horas depois de saíres. Com tempo muito quente, a tua comida pode rapidamente estragar-se e fazer-te mal.

Manteres a tua comida fresca irá assegurar que a tua refeição se mantenha deliciosa e à temperatura certa. No entanto, notamos que, dependendo da tua utilização, as tuas necessidades podem variar. Consoante o teu tipo de atividade, terás de adaptar a tua escolha.

- Campismo ou caminhada: Quando te aventuras durante várias horas ou mesmo dias, há uma maior probabilidade de que a tua comida se estrague. Expostos ao calor, os alimentos podem tornar-se prejudiciais, pelo que é essencial conservá-los adequadamente, não importa quanto tempo se esteja fora. Para garantir que a tua comida permanece comestível e que as tuas bebidas se mantêm frescas até à noite, é essencial escolher um modelo de mochila isotérmica de alto desempenho que oferecerá uma excelente conservação.

Para além do desempenho, a tua mochila isotérmica de caminhada e campismo também deve ter muito espaço para todos os elementos essenciais para um passeio em condições ótimas, para que não te falte nada. Ao mesmo tempo, quando usada durante várias horas, durante a atividade física, é essencial que a tua mochila isotérmica demonstre um certo conforto.

- Trabalho: Hoje em dia, cada vez mais pessoas optam por levar a marmita para o trabalho. Para poderem transportar facilmente o seu lanche da hora de almoço, muitas pessoas optam por uma mochila isotérmica, que pode ser colocada no porta-bagagens ou simplesmente mantida nas costas durante toda a viagem. Neste caso, basta um modelo mais pequeno, como uma mochila com uma capacidade de 10 litros.

Escolher a mochila isotérmica certa
Escolher a mochila isotérmica certa

Como escolher uma mochila térmica que seja confortável de transportar?

Uma mochila térmica é um dos artigos mais práticos que podes transportar.

Contudo, para além do tamanho da mochila, é essencial escolher todos os aspetos da mochila para que seja o mais confortável possível de usar. De facto, usada durante muitas horas, a mochila não deve causar qualquer dor ou desconforto para que possas praticar em condições ótimas.

Os dois elementos da mochila que devem ser verificados, em primeiro lugar, para um conforto ótimo são: 

- O tamanho das costas: Se for feito de espuma, será mais confortável para ti. Sentirás menos o seu conteúdo contra as tuas costas. 

- Alças: Se estas forem forradas com espuma e ajustáveis, deverás ser capaz de as ajustar à forma do teu corpo sem qualquer problema. Quanto à espuma, irás apreciá-la ainda mais no Verão, quando fores fazer caminhadas com a tua t-shirt.

Que acessórios devo escolher para melhorar o desempenho da minha mochila isotérmica?

Seja qual for o modelo que escolheres, a tua mochila isotérmica foi concebida para manter os teus alimentos e bebidas frescos durante várias horas, sem esforço. Geralmente oferecendo 5 a 8 horas de frescura, podem ser melhoradas através da adição dos acessórios certos. Para que possas desfrutar de uma refeição digna dos melhores restaurantes, onde quer que estejas, descobre as nossas dicas para adicionar à tua mochila isotérmica.

- Acumuladores de gelo: Também conhecidos como "blocos de gelo", o acumulador de gelo irá aumentar o desempenho da tua mochila isotérmica, ao fazer com que o frio dure mais tempo. Normalmente colocados no fundo da mochila, ou entre artigos, ocupam pouco espaço e melhoram muito a eficiência da mochila.

- Cantil térmico: Especialmente nas caminhadas de Verão, manter-se hidratado é uma obrigação. Para teres água fresca em todas as circunstâncias, podes adicionar um cantil à tua mochila que irá manter as tuas bebidas a uma temperatura baixa durante várias horas.

Para os teus passeios, lembra-te que o teu cantil térmica também será capaz de manter a temperatura quente, caso desejes transportar café ou chá. Neste caso, o cantil isotérmico deve ser colocado no exterior da mochila, num dos bolsos laterais.

Escolher a mochila isotérmica certa
Escolher a mochila isotérmica certa

Como limpar uma mochila térmica Quechua?

Por baixo da sua elegante aparência, uma mochila isotérmica é uma mochila técnica, que deve ser cuidada para manter o seu desempenho isolante durante mais tempo. Salvo indicação em contrário na ficha de produto, os nossos sacos térmicos devem ser lavados à mão: não utilizes a máquina de lavar ou a máquina de secar roupa! Faz uma manutenção simples mas regular, com uma esponja húmida (não mergulhes a tua bolsa isotérmica), e um pouco de sabão neutro. Seca-a e deixa-a aberta ao ar antes de a armazenar cuidadosamente num local limpo e seco.

Algumas mochilas isotérmicas têm uma bolsa interior amovível, impermeável e portanto lavável à máquina. Mas em qualquer caso, para teres a certeza que não danificas a tua mochila isotérmica, consulta as instruções de lavagem na etiqueta.

Podes também estar interessado nestas dicas:

Colchonete de trekking MT500

Como escolher o melhor colchão para campismo ou trekking?

Um colchão de campismo ou acampamento, insuflável, autoinsuflável ou de espuma? Não sabes o que escolher? Lê o nosso guia!

família de 3 pessoas a acampar em natureza

Como escolher a tenda de campismo ou de trekking?

Como sei que a tenda escolher? É importante ter em conta diferentes critérios. Nós ajudamos!

comment_choisir_glacipicre_camping_pique-nicking

Como escolher uma geleira de campismo?

Tempo de conservação, tamanho, compacidade e conforto de transporte: As geleiras permitem uma variedade de soluções de armazenamento, eis como escolher a solução certa!