Bolas pressurizadas ou não pressurizadas
Descobre para que serve cada um delas:
A escolha da bola com que se joga padel pode alterar radicalmente as condições do jogo. Descobre neste artigo o que deves ter em atenção para desfrutares do jogo ao máximo.
A escolha da sua bola de Padel terá que ser de acordo com o seu seu nível de prática e com as características do terreno do jogo.
Descobre para que serve cada um delas:
Não pressurizada
São bolas mais lentas, que não são permitidas em competições oficiais, mas são altamente recomendadas para crianças ou adultos que se iniciam no desporto. A sua velocidade dá ao jogador mais tempo para se posicionar e aplicar as técnicas corretas que está a aprender.
Pressurizada
As bolas pressurizadas são as mais comuns quando se ultrapassa a primeira fase de aprendizagem. Permitem um melhor desempenho em termos de velocidade, controlo, qualidade do ressalto ou adaptação às condições meteorológicas, entre outros.
Os 3 fatores-chave que afetam o comportamento de uma bola:
Temperatura
Quanto mais baixa for a temperatura, mais baixa será a velocidade da bola.
Altitude
Quanto maior a altitude, maior a velocidade da bola.
Humidade
A humidade torna a bola mais pesada e, por conseguinte, mais lenta.
Agora que compreendemos os fatores-chave, podemos dividir as bolas em três tipos principais:
Treino
Bolas com uma ótima relação entre qualidade, preço e durabilidade. São bolas versáteis e fáceis de jogar em qualquer situação.
Competição-Velocidade
Bolas rápidas e vivas, especialmente recomendadas para zonas ao nível do mar ou com tempo frio ou húmido.
Competição-Controlo
Bolas mais lentas e mais pesadas, especialmente recomendadas para zonas de altitude ou de clima quente ou seco.
As bolas de padel devem ser feitas de borracha branca e feltro amarelo.
O seu diâmetro varia entre 6,35 e 6,77 cm; o seu peso varia entre 56 e 59 g.
A escolha de uma bola será feita em função do nível de prática influenciando assim as suas expetativas relativamente à escolha da bola.
Para uma prática ocasional
Para uma prática ocasional, deve concentrar-se no ressalto oferecido pela bola. Assim, as bolas sem pressão serão mais interessantes para um nível de prática ocasional. Um ressalto lento facilitará as trocas e proporcionar-lhe-á um bom conforto na pancada.
Para uma prática regular
Para uma prática regular, precisa em primeiro lugar de durabilidade para poder usufruir melhor das partidas de padel. Assim, as bolas com pressão são totalmente adaptadas às suas necessidades. Estas bolas são mais intensas oferecendo um bom ressalto.
Para uma prática intensiva
Por fim, a prática intensiva requer mais velocidade de bola, daí a importância de escolher uma bola com pressão com um excelente ressalto e uma bola que proporcione efeitos.