Como escolher o teu mosquetão
A escolha de um mosquetão de escalada é feita em função de 4 critérios: a utilização pretendida, a forma, o sistema de bloqueio e se é direcional ou não.
Forma em D ou HMS, de rosca ou automático... Existem vários tipos de mosquetões de escalada.Então como escolher?
A escolha de um mosquetão de escalada é feita em função de 4 critérios: a utilização pretendida, a forma, o sistema de bloqueio e se é direcional ou não.
Mosquetões de progressão
Destinando-se à progressão, são usados principalmente nas fitas expresso ou nos entaladores e retêm o utilizador em caso de queda.
Mosquetões de segurança
Possuem um anel que bloqueia o dedo no corpo do mosquetão minimizando o risco de abertura. Estes mosquetões são usados principalmente para a segurança, a instalação da reunião, a descida em rappel, a colocação em segurança da guia pessoal, etc.
A utilização pretendida com o mosquetão depende da sua forma.
Forma em d
Os mosquetões em “D” podem ser usados para a amarração (na ponta da guia) ou para o sistema de segurança (apenas com um sistema Grigri). Com diâmetro equivalente, os mosquetões em “D” são mais resistentes do que os mosquetões em pera, pois a tração é exercida muito perto do grande eixo do mosquetão.
Forma em pera (hms)
Os mosquetões “HMS” podem ser usados para o sistema de segurança (com todos os tipos de asseguradores ou um nó dinâmico) ou para se amarrar (na ponta da guia ou com um nó volta de fiel na corda). A sua forma confere-lhe uma abertura maior do dedo, o que facilita os manuseamentos.
Existem 2 sistemas de bloqueio dos mosquetões de segurança.
Bloqueio automático
Em 2 ou 3 movimentos (consoante os modelos) no anel, pode-se abrir o mosquetão. A vantagem principal é que o anel se fecha automaticamente, logo, sem risco de se esquecer de fechar.
Bloqueio com rosca
É o sistema mais convencional, um anel num dedo roscado.
Uma pequena patilha de metal garante que o teu mosquetão trabalha sempre no eixo principal (onde aguenta as maiores cargas) e nunca no eixo secundário.
Todos os mosquetões são testados em 3 tipos de cargas. No eixo principal, no eixo secundário e o teste final no eixo principal com o dedo aberto.
O nosso mosquetão ROCKY M suporta:
Eixo principal - 22kN
Eixo secundário - 8kN
Eixo principal com o dedo aberto - 7kN