Unselected
Alt/como-escolher-cobrejão-cavalo

Como escolher um cobrejão para cavalo? 

Cobrir ou não cobrir... Que cobrejão devo colocar?Terá frio? Ou calor?

Questões quase existenciais, quando chega o frio do outono... Para que o seu cavalo se sinta bem, eis as nossas dicas para escolher o cobrejão correto.

Unselected

As folhas caem, o ambiente arrefece... e talvez se questione: Devo tosquiar o meu cavalo? devo tapá-lo? e que cobrejão devo colocar-lhe? qual o tamanho correto?

Vamos ajudá-lo a fazer a melhor escolha para o seu cavalo:

A escolha de um cobrejão para cavalo deve ser feita em função de 3 critérios principais: o estilo de vida do seu cavalo, as necessidades de calor e a resistência.

Unselected

O ambiente do seu cavalo

Exterior (prado/paddock): os cobrejões impermeáveis.

Se o seu cavalo vive no prado ou precisa de deslocar-se ao paddock durante o dia, mas não deseja trocar o respetivo cobrejão, é essencial escolher um cobrejão impermeável ou de exterior.

O cobrejão de exterior tem a propriedade de ser estanque: tecidos e costuras; o ideal para proteger o cavalo das intempéries.~Naturalmente, incluem correias nas pernas que ajudam a manter o cobrejão fixo enquanto o cavalo se movimenta. A característica especial dos cobrejões impermeáveis é a presença de foles (para uma maior mobilidade) e de uma aba traseira que protege do vento e das intempéries.

 

No estábulo ou na box: os cobrejões de interior

Os chamados cobrejões "de estábulo ou de box" não são impermeáveis e, por conseguinte, destinam-se a cavalos que estejam permanentemente abrigados. Foram concebidos para proporcionar o máximo conforto ao cavalo que vive numa box. Todos os nossos cobrejões de estábulo dispõem de correias elásticas que permitem ao cavalo deitar-se facilmente.

Unselected
Alt/como-escolher-o-cobrejão-de-interior

Ganho de calor: a gramagem

Escolha o nível de calor do seu cobrejão de acordo com a sua região, com as temperaturas ambientes (no exterior ou no interior do estábulo) e com a tosquia do seu cavalo.

Um cavalo não tosquiado já tem uma forma natural de se aquecer devido ao pelo e nem sempre é necessário cobri-lo. Pelo contrário, é essencial cobrir um cavalo tosquiado, o qual está privado da sua proteção natural.

Para maior conforto do cavalo, é necessário adequar o cobrejão usado durante o inverno, o que obriga a dispor de vários cobrejões para ajustar regularmente o nível de calor em função das temperaturas exteriores. Um cobrejão quente para o início e fim da estação e um cobrejão muito quente para o frio extremo.

O que torna um cobrejão mais quente do que outro?

Neste caso, será necessário ter em conta a gramagem do cobrejão, ou seja, a quantidade de chumaço no interior do produto. Na Decathlon, indicamos a gramagem dos cobrejões no nome do produto ajudá-lo a escolher o nível de calor adequado!

Um cobrejão Allweather 300 é mais quente do que um Allweather 200, mas menos quente do que um Allweather 500.

O mesmo se aplica aos cobrejões de estábulo: Stable 200, Stable 400 ou Indoor 200.

Cabe-lhe escolher o cobrejão adequado ao seu cavalo (consoante seja mais ou menos friorento), de acordo com o clima (mais ou menos húmido) e consoante as temperaturas, especialmente em caso de diferença entre as temperaturas real e percecionada.

É possível colocar várias camadas para proporcionar um pouco mais de calor ao cavalo. Não é incomum ver-se um polar sobre um cobrejão grosso: certifique-se de que as 2 camadas não ferem o cavalo por efeito de fricção.

Não se esqueça de ter em conta a amplitude térmica, que pode ser bastante elevada em determinadas regiões ou em algumas estações do ano. Tal significa que podem registar-se temperaturas relativamente baixas à noite e de manhã, tornando-se rapidamente amenas durante o dia. Neste caso, é preferível trocar o cobrejão da noite para o dia e proporcionar maior conforto ao cavalo.

Unselected
Alt/como-escolher-cobrejão-cavalo-sem-tosquia

E se o meu cavalo não estiver tosquiado?

Um cavalo não tosquiado irá por sua iniciativa "fazer crescer o pelo" para proteger-se do frio e nem sempre é necessário cobri-lo. No entanto, caso esteja muito frio, pode colocar um cobrejão leve. Se o cavalo vive no prado, poderá facilmente passar o inverno sem um cobrejão, desde que disponha de um abrigo para proteger-se das intempéries. Um cavalo no prado está em movimento quase permanente, o que lhe permite libertar naturalmente algum calor.

 

Naturalmente, se o cavalo estiver doente com idade avançada, a sua resistência não será a mesma e a proteção terá de ser adequada à sua condição.

Unselected
Alt/como-escolher-coberejão-dicas-práticas

Para maior conforto, lembre-se de retirar gradualmente o cobrejão de forma a evitar mudanças bruscas de temperatura, deixando-o dobrado em 2 ao nível dos rins para que permaneçam quentes até montar o cavalo.

Para saber se o cavalo está à temperatura correta, toque nas respetivas orelhas e, se a ponta das mesmas estiver fria, o cavalo não está suficientemente agasalhado. Nesta última situação, poderá colocar um polar por baixo do cobrejão grosso, ou simplesmente colocar um neckcover no pescoço do cavalo.

Unselected
como escolher um cobrejão para cavalo?

A resistência: expressa em deniers

A resistência de um cobrejão é particularmente interessante se o cavalo viver no prado (fricção contra as árvores) ou se for do tipo / tiver um parceiro "destruidor", ou seja, se morder o cobrejão (o seu próprio ou, infelizmente, o dos outros). A resistência é medida em "deniers"", que indicam a qualidade do tecido. Os cobrejões têm geralmente entre 600 e 1200 deniers.

Se o cavalo tiver tendência a rasgar os cobrejões, este critério não deve ser desvalorizado.

Quanto maior o valor de deniers, mais resistente o cobrejão.

Um cobrejão para exterior é mais resistente à rutura do que um cobrejão de estábulo.

Unselected
Alt/como-escolher-tamanho-cobrejão-cavalo

Escolher o tamanho correto do cobrejão para cavalo

O tamanho dos cobrejões é expresso em cm e corresponde ao comprimento do dorso do cavalo (desde a ponta da cernelha à base da cauda)

Este quadro é apresentado a título indicativo e pode variar de acordo com a raça, atividade, idade, etc. do cavalo.

Escolha sempre o tamanho correto do cobrejão: se for demasiado curto o cavalo pode lesionar-se, se for demasiado grande pode deslocar-se para trás e bloquear a cernelha, ou simplesmente virá-la. O ajuste das correias cruzadas (por baixo da barriga) também é muito importante. Não deve esticá-las em demasia para não incomodar o cavalo, mas se as deixar muito frouxas, o animal pode prender a cauda entre as mesmas, o que será muito perigoso. Quanto às correias nas coxas, as correias deverão ser ajustadas de forma a não ficarem nem demasiado frouxas, nem demasiado apertadas, impedindo que o cobrejão deslize lateralmente.

Todas as descrições dos nossos cobrejões incluem um guia que o ajudará a escolher o tamanho correto para o seu cavalo. Não deixe de consultá-lo!

Unselected
Alt/Como-escolher-uma-proteção-de-ombros

Algumas dicas:

Alguns cavalos manifestam desgaste do pelo devido à fricção do cobrejão nos ombros, uma situação que pode ser evitada cobrindo o animal com uma proteção de ombros de lycra.

Alguns cavalos gostam particularmente de rebolar, por isso lembre-se de limpar regularmente os cobrejões para evitar irritações da pele ou até mesmo ferimentos.

Não se esqueça de reimpermeabilizar o cobrejão para exterior após cada lavagem.

Relativamente à limpeza dos cobrejões, não hesite em deslocar-se a uma das nossas oficinas. Os nossos operadores de serviços de lavagem utilizam detergentes adequados (na sua maioria biológicos), uma temperatura de lavagem adequada e uma secagem natural. São possíveis pequenas reparações (fivelas, fixações, etc.)

Unselected

Como escolher o cobrejão do seu cavalo

Unselected
Domitille-Lugez

Domitille

Praticante de equitação desde os 14 anos, sempre tive uma paixão por cavalos.

Tive a grande sorte de ter um cavalo muito simpático, o Galopin, com quem me diverti muito! 

Desde então, optei por um regime partilhado e só penso em divertir-me... Interessam-me todas as modalidades relacionadas com a equitação e tive experiências com o polo, trote atrelado, arreio... Esta é a parte mais emocionante desta prática: independentemente da modalidade, há sempre qualquer coisa para aprender! 

Unselected