criança no ski com capacete

Como escolher um capacete de ski de criança?

O capacete de ski é um acessório indispensável para manter as crianças seguras quando praticam ski, snowboard ou trenó. Mas como escolher bem? Vamos explicar-te!

Escusado será dizer que os capacetes de ski são, de longe, o acessório mais importante para os jovens esquiadores. Uma vez protegida a cabeça e garantida a sua segurança, só lhe resta desfrutar dos desportos de inverno com toda a tranquilidade! 
Mas como escolher o capacete de ski adequado para uma criança? Vamos explicar-te!

Capacete de ski de criança

O nosso conselho principal é: experimentar o capacete na criança antes de o comprar!

Existem muitos mais formatos de cabeça diferentes para as crianças do que para os adultos. Eis alguns conselhos sobre como escolher o capacete certo para de criança, mas aconselhamos vivamente que o experimentes na loja antes de o comprar.

usar um capacete no ski

Lembrete: PORQUE DEVE USAR CAPACETE DE SKI?

Nas pistas, todos os esquiadores e praticantes de snowboard dependem da segurança uns dos outros. Apesar de tudo, entre velocidade, curvas descontroladas e pequenas desatenções, pode ocorrer uma colisão e a cabeça será a primeira a ser atingida.

O uso do capacete é, por conseguinte, uma prioridade, pelas razões que se seguem::

• Evitar lesões cerebrais
Quando se cai de cabeça, não é necessariamente a superfície do crânio que sofre o impacto, mas este pode causar vários graus de lesões cerebrais. O uso de um capacete evita estas lesões cerebrais, ou reduz muito as mesmas em caso de impacto grave.
• Calor
Ao cobrir a cabeça e as orelhas, o capacete mantém o calor à volta da cabeça da criança e protege-a das intempéries (vento, neve, etc.).

• E ainda por cima com estilo!
E se a criança se recusar a usar um capacete por causa do estilo, explica-lhe que os riders mais famosos do mundo do ski e do snowboard usam todos capacete, o que eles consideram uma afirmação de estilo!

Agora que já estás convencido, passemos aos critérios de seleção...

ERRO: "Levamos um capacete um pouco maior, assim serve durante 2 anos" !

A partir dos 3 anos, a cabeça de uma criança tem quase o mesmo tamanho que terá na idade adulta (80%).
Por outras palavras, a criança crescerá rapidamente em altura, mas não em tamanho de cabeça! Um capacete demasiado grande não protegerá tanto a cabeça do seu jovem esquiador, ou mesmo nada, em caso de queda. 
Conclusão: Escolher o tamanho correto, o capacete continuará a servir no próximo ano! Além disso, existe um botão de ajuste na parte de trás do capacete para que possas ajustá-lo exatamente ao tamanho da cabeça da criança.

Capacete e máscara ou capacete com viseira?

No momento de escolher o capacete de ski para criança, vais deparar-te com a seguinte questão: devo optar por um conjunto capacete/máscara ou por um capacete com viseira?
Para te ajudar na tua escolha, eis as vantagens e desvantagens das duas soluções:

  • capacete de ski com máscara

    A combinação capacete máscara:

    Pontos positivos
    A máscara garante um ajuste perfeito ao rosto da criança. Não deixa entrar ar nem frio, graças à banda elástica que permite que a máscara se ajuste perfeitamente ao rosto da criança.

    Pontos negativos
    Em termos de autonomia, a combinação capacete/máscara é mais complicada. As crianças mais pequenas terão mais dificuldade em colocar e retirar a máscara sozinhas e poderão não a reposicionar corretamente.

  • capacete de ski com viseira

    O capacete com viseira:

    Pontos positivos
    O capacete com viseira é muito prático para as crianças. Mesmo com luvas, podem levantar e baixar a viseira sozinhos. Com este sistema, não há mais máscara a deslizar no capacete e a ficar pendurada atrás dele!

    Pontos negativos
    Dependendo da forma da cabeça da criança, a viseira pode não se ajustar corretamente ao rosto e tornar-se um incómodo durante o dia de ski. Mais uma vez, se decidires optar por um capacete com viseira, experimenta-o antes de o comprar!

Como escolher o tamanho do capacete de ski para criança?

Uma vez escolhido o modelo de capacete, é necessário escolher o tamanho correto.
Para o fazer, mede o perímetro da cabeça da criança, tomando como ponto de referência o meio da testa e a parte superior das orelhas. Esta medida dá-te um tamanho em cm, que podes utilizar para escolher o tamanho certo do capacete.

Na Wedze, existem 3 tamanhos de capacetes para crianças:

Nota que os capacetes de tamanho S, quer sejam classificados como de adulto ou de criança, são exatamente iguais (mesma forma, mesmo padrão, etc.).
Assim, se a cabeça da criança for do tamanho S (entre 53 e 56 cm), podes escolher entre um modelo de criança E de adulto.
E se a criança tiver um perímetro de cabeça superior a 56 cm, deves optar pelos modelos de adulto no tamanho M.

  • Tamanho XXS

    Perímetro de cabeça entre 44 e 49cm

  • Tamanho XS

    Perímetro de cabeça entre 48 e 52cm

  • Tamanho S

    Perímetro de cabeça entre 53 e 56cm

Como experimentar corretamente o capacete na criança?

Gregory, chefe de produto para capacetes e máscaras de ski, apresenta-te em imagens uma explicação sobre como experimentar corretamente um capacete de ski:

Como escolher um capacete de ski de criança?

Como escolher um capacete de ski de criança?

• Colocar o capacete na cabeça da criança
Posicionar o capacete sobre a cabeça da criança. Utilizando o botão de regulação situado na parte de trás do capacete, apertar ou desapertar para o ajustar exatamente ao tamanho da cabeça da criança.
Em seguida, ajustar a correia do queixo (a correia situada por baixo do queixo, certificando-te de que consegues colocar 2 dedos entre a pele e a correia. Este espaço é recomendado para garantir que o capacete está seguro e que a criança não sente qualquer desconforto devido a uma correia demasiado apertada.

• Verificar se o capacete está mesmo em contacto com a cabeça da criança
Uma vez feitos os ajustes, verificar se o capacete está corretamente posicionado na cabeça da criança: certifica-te de que não há qualquer entrada de ar possível e que o capacete está o mais próximo possível da cabeça sem que haja qualquer desconforto de compressão.

Qual a posição correta do capacete de ski na cabeça?

  • capacete demasiado para a frente

    ❌ NÃO ❌

    O capacete está demasiado para a frente

  • capacete demasiado para trás

    ❌ NÃO ❌

    O capacete está demasiado para trás

  • capacete de ski de criança

    ✅ SIM ✅

    O capacete fica bem

Experimentar corretamente o capacete com a máscara de ski

Existem muitas formas diferentes de máscaras e capacetes. Dependendo da sua forma, certas máscaras combinam mais ou menos bem com um capacete.

Sabemos que uma máscara de ski combina bem com um capacete quando não há espaço entre a parte superior da máscara e o capacete..

  • goggle gap

    ❌ GOGGLE GAP ❌

    Não há correspondência!

  • capacete e máscara de ski

    ✅ OK ✅

    Combina!

O nosso conselho:

Para aumentar o nível de calor, alguns pais tendem a acrescentar um gorro de malha por baixo do capacete da criança. Aconselhamos vivamente que não o faças, pois o gorro levanta o capacete e torna-o menos eficaz em caso de impacto. Além disso, como o papel do capacete já é fornecer calor, as crianças terão demasiado calor se combinarem um gorro com um capacete.

Em caso de tempo muito frio, recomendamos que adiciones uma balaclava fina e leve, especialmente concebida para ser usada por baixo de um capacete de ski.

A saber:

Quando novos, os capacetes de ski são regidos por uma norma europeia (EN 1077), que inclui ensaios de absorção de impacto e de resistência à penetração.
Esta norma é aplicada aos capacetes novos, mas não necessariamente aos capacetes emprestados ou alugados. Com efeito, um capacete de aluguer pode ter sofrido impactos mais ou menos graves e não é submetido a novos testes e verificações após cada empréstimo. A capacidade de proteção não é, portanto, certificada.

O nosso conselho: O nosso conselho: opta pelo aluguer de equipamento de ski (botas, esquis, bastões) ou de vestuário de ski em vez de capacetes!

usar um capacete no trenó

O capacete também se usa no trenó!

Há uma tendência para pensar que não é necessário usar um capacete quando se anda de trenó.Atenção! No entanto, o trenó é também um desporto de deslize e a velocidade pode ser tão importante como no ski! Uma colisão, uma travagem ou uma trajetória descontrolada podem levar a uma queda tão violenta como numa pista de ski!

guardar o capacete de ski

Para guardar e manter corretamente

No final dos dias de ski, lembra-te sempre de secar o capacete num local seco e à temperatura ambiente. Não hesites em colocá-lo numa capa para o proteger durante o transporte.

O forro dos capacetes de ski (a parte interior de espuma) é amovível para poder ser lavado. Para isso, basta retirar a parte que está ligada à estrutura do capacete e colocá-la na máquina de lavar a 30°.

capacete de ski de criança

Quando trocar de capacete de ski de criança?

Recomendamos a substituição de um capacete de ski após um impacto grave.
Porquê? Em caso de impacto grave, a espuma EPS que protege o capacete colapsa para absorver uma parte da energia causada pelo impacto e, assim, proteger a cabeça da criança. Uma vez esmagada, a espuma EPS não pode ser reconstituída e, se ocorrer outro impacto, o capacete deixará de proporcionar o mesmo nível de proteção.

No início de cada época de ski, recomendamos que voltes a experimentar o capacete na criança, seguindo o mesmo protocolo. Se sentires a mais pequena compressão no rosto, é altura de aumentar o tamanho!

De um modo geral, se o capacete não sofrer grandes choques, podes conservá-lo durante 5 anos. Para além disso, recomendamos a sua substituição, pois pode ter sofrido pequenos golpes durante o transporte, por exemplo, que o desgastaram ao longo dos anos.

Já tens as chaves para escolher um capacete de ski de criança! 
Só te falta escolher a cor de que gostas e que o teu pequeno esquiador, snowboarder ou praticante de trenó vai adorar!

Chloé Petitjean

CHLOÉ

Apaixonada por desportos de inverno

-