Informações complementares
Independentemente do tipo de capacete, este deve garantir um nível de proteção em conformidade com a norma em vigor no país onde irá ser utilizado. Todos os capacetes Fouganza cumprem estas normas e são sujeitos a controlos regulares durante a sua produção, a fim de garantir a ausência de defeitos ou falhas.
A principal função do capacete de equitação consiste em absorver impactos suscetíveis de provocar um traumatismo craniano. O material mais utilizado é o poliestireno expandido, que se deforma em caso de choque para reduzir o máximo possível o impacto na zona protegida, à semelhança dos para-choque dos automóveis.
O facto de o capacete de equitação ser um equipamento obrigatório não significa que não tenha de ser esteticamente atraente ou agradável de usar. Existem atualmente, no mercado capacetes de equitação dos mais variados estilos: dos mais tradicionais com revestimento de veludo aos mais técnicos com acabamentos mais modernos. Nos últimos anos, tem-se apostado muito no conforto e todos os capacetes de equitação possuem atualmente espumas interiores confortáveis e sistemas de ventilação para evitar a sensação de calor.
O termo "toque" é cada menos utilizado. Falamos mais de "capacete".~
Seguem-se agora alguns conselhos de limpeza e conservação para garantir uma maior durabilidade do seu capacete.
Para limitar a sujidade ou os riscos, aconselhamos a guardar ou transportar o seu capacete num saco de proteção próprio para o efeito.
Limpe regularmente o interior por causa da transpiração. A maioria dos capacetes já integra uma capa interior ou espumas amovíveis que poderá lavar na máquina a baixa temperatura. Poderá também utilizar um spray de limpeza próprio para capacetes.
Não deixe o seu capacete exposto a fontes de calor (por ex.: a chapeleira de um automóvel exposto ao sol). O calor pode alterar o poliestireno e reduzir assim as propriedades protetoras.