Considerações importantes
O capacete deve envolver bem a cabeça e não deve haver espaços livres e folgas entre a cabeça e o capacete. Deve estar bem direito e cobrir tanto a parte superior da testa (alguns centímetros acima das sobrancelhas), como a parte de trás da cabeça. Em caso de embate para trás, só o capacete de bicicleta deverá tocar no solo.
A correia não deverá estar demasiado apertada (deverás poder virar a cabeça sem dificuldade), nem demasiado solta (a correia nunca deverá passar por cima do queixo). Para assegurar a boa colocação do capacete, vira a cabeça da esquerda para a direita e, depois, acene com a cabeça de cima para baixo: o capacete e a correia não deverão mexer-se nem incomodar.
O capacete está preparado para proteger a cabeça contra um único embate. É essencial substituir o capacete logo que sofra um primeiro embate. Ao cair, mesmo que o capacete não apresente danos visíveis, poderá estar fragilizado e rachado em locais não visíveis. Poderá ser muito perigoso circular com um capacete que tenha sido sujeito a um embate, dado que esse deixou de desempenhar a sua função protetora.
Se detetares uma deterioração no capacete de bicicleta (pequenas rachas, correias que se arrancam, elementos que se descolam, etc.), deverás substituir o capacete. Apenas um capacete em bom estado poderá proteger com eficácia.
Em função da tua prática e do número de saídas, é aconselhável substituir o capacete quando este estiver demasiado velho (ao fim de 5 anos). Um capacete demasiado velho poderá conter elementos e materiais que envelhecem mais rapidamente do que outros, sobretudo se o capacete for guardado num local frio e/ou húmido.