Qual é a composição de um truck de skate ?
First things first, uma pequena apresentação de um truck :
Kingpin: É o parafuso central que passa entre os bushings (amortecedores) e liga o hanger à base. Há uma porca no cimo do kingpin que permite gerir o nível de compressão dos bushings, o que irá ter um impacto direto na manobrabilidade do skate. Quanto mais apertado, mais rígido e difícil rodar com o peso do corpo. Logicamente, se despertares ficará mais macio. Ajusta bem o aperto dos teus trucks antes de te lançares a Mach 12; os trucks pouco apertados terão tendência a wobble a alta velocidade e podem provocar sustos.
Hanger : É o cabide, a grande peça triangular metálica atravessada por um eixo. Esta peça está sujeita a numerosos impactos porque é sobre ela que vais fazer grinds. Os grinds, tais como os smith, feeble, e crooked, terão tendência a criar entalhes nesta peça devido à repetição das fricções num local preciso. Pessoalmente, gosto quando os trucks se "gastam" um pouco porque estes entalhes te permitem estar melhor calçado quando deslizas em grind. Este pequeno sweet spot que te permite deslizar em grind durante quilómetros <3
Axle : É a parte simétrica de cada um dos lados do hanger onde se fixam as rodas e os rolamentos (os rolamentos colocam-se dentro das rodas). Mais uma dica , quando colocas os rolamentos nas rodas e fica um pouco de folga, podes inserir melhor o rolamento colocando a roda sobre o eixo e empurrando contra o hanger. (De nada.)
Baseplate : É a base metálica que se aparafusa à tábua. É nesta base que o kingpin (parafuso central) e o hanger (cabide) encontram o skate. É de grandes dimensões para uma melhor distribuição do peso. Esta distribuição uniforme do peso proporciona mais estabilidade e permite distribuir o impacto em todo o truck em vez de o sobrecarregar sempre no mesmo ponto.
Bushings : Também chamados amortecedores, são os anéis em uretano colocados à volta do parafuso central. Funcionam quase como uma mola transferindo a pressão dos teus pés para o truck, o que te permite girar.