Praticas escalada ocasionalmente
Para descobrir a escalada ou praticá-la de forma ocasional, podes escolher pés de gato com atacadores. Permitem ajustar o aperto em todo o comprimento do pé, mas demorará mais tempo a calçar e descalçar.
Os pés de gato são o aliado indispensável para ter confiança nos apoios, mas a sua escolha é certamente a mais difícil no que toca ao equipamento do praticante de escalada. Forma, flexibilidade, sistema de fecho... Guiamos-te passo a passo para encontrar os pés de gato adequados para os teus pés.
Dito isto, podes acabar por preferir uns pés de gato em relação a outros em função da sua morfologia e do grau de conforto que procuras. Nesse caso, escolhe conforme o que sentes, não existem contraindicações se optares por pés de gato em que te sentes melhor, mesmo se originalmente não tiverem sido concebidos especificamente para a tua prática.
És principiante ou praticas escalada em lazer
Recomendamos que escolhas pés de gato com forma direita e sem curvatura. Inspirados na forma natural do pé, garantem mais conforto.
Estás a evoluir
Sentes-te confortável na escalada, queres evoluir e atingir o nível 6a ? Para obter precisão, podes passar para pés de gato com forma mais assimétrica e sola mais curva. A forma assimétrica permite-te ser mais preciso e usar eficazmente as arestas internas e externas dos pés de gato. Quanto à curvatura, permite otimizar a impulsão e a potência de preensão nos apoios.
Para descobrir a escalada ou praticá-la de forma ocasional, podes escolher pés de gato com atacadores. Permitem ajustar o aperto em todo o comprimento do pé, mas demorará mais tempo a calçar e descalçar.
Se tens de calçar e descalçar os pés de gato muitas vezes (no bloco, por exemplo). Recomendamos que escolhas pés de gato com bandas autoaderentes, mais fáceis e rápidos de calçar. Os teus pés são sensíveis? Os pés de gato ROCK+ possuem também um reforço de espuma no calcanhar para um maior conforto.
Para praticar escalada em espaços interiores, seja no bloco ou em via, precisas de pés de gato mais flexíveis. Permitem uma maior aderência e sensações nas paredes artificiais. No pavilhão, como as vias ou os blocos são mais curtos, os pés de gato têm de ser retirados muitas vezes. A forma de sabrina, mais fácil de rápida de calçar, é perfeitamente adaptada ou uns pés de gato com aperto em fita de velcro.
Na falésia ou bloco natural, é preciso uma sola mais rígida. Permite simultaneamente poupar os pés tendo em conta o comprimento das vias e ter uma melhor impulsão nas pequenas partes ásperas. Os pés de gato Vertika são por isso os mais adequados.
Divertes-te imenso em espaços interiores? Como referido anteriormente, precisas de pés de gato tipo sabrina flexível. Calha bem, apresentamos novas sabrinas: as Edge Slipper. Prontas a acompanhá-lo na escalada em sala. *E.A.E. = Estrutura Artificial de Escalada, abreviatura usada para designar os pavilhões de escalada.
Para ti, a escalada é ao ar livre! Em blocos naturais ou grandes vias, precisas de combinar precisão, aderência ótima, aperto justo... Como referido anteriormente, precisas então de uma sola rígida, e os pés de gato Edge serão o seu aliado. Prontos a acompanhar-te na tua atividade.
ENGENHEIRO DE PRODUTO
Os pés de gato devem sempre ser limpos após a sua utilização e guardardados num local seco e arejado.