Como escolher o teu airbag

Como escolher a tua mochila com airbag

Estás a preparar-te para o teu próximo dia fora de pista em skis ou snowboard e já estás familiarizado com o transcetor de avalanche, a pá e a sonda, mas gostarias de acrescentar um airbag ao teu equipamento? Nós ajudamos-te a encontrar aquele que vais levar para todo o lado! 

A alegria de esquiar ou praticar snowboard fora de pista é fazeres os teus próprios trilhos, mas isso só é possível se fizeres tudo o que estiver ao seu alcance para evitar acidentes trágicos. Para além do transcetor de avalanche, da pá e da sonda, o airbag é um bom equipamento para levares contigo. Damos-te todas as informações necessárias para escolheres a mochila certa para ti entre os modelos existentes.

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Para que serve uma mochila airbag quando se pratica ski?

Uma mochila airbag é simplesmente um saco equipado com um airbag que pode ser ativado puxando uma pequena pega. Quando insuflado, ajuda-te a manteres-te à superfície em caso de avalanche, e manteres-te à superfície aumenta as tuas hipóteses de sair. Como é que funciona? Na camada de neve, sabemos que, ao aumentar a superfície de um elemento que seria arrastado pela avalanche (o corpo, neste caso), este afunda-se menos na neve.  É a regra da granulometria. É o que faz o airbag. Ao aumentar o teu volume total, este equipamento suplementar aumenta as tuas hipóteses de te manteres à superfície ou perto dela. Além disso, o volume criado à volta das costas ou do pescoço pela forma da almofada protege-te igualmente do impacto e da pressão da neve.

Embora eficaz, este equipamento não deve ser encarado como um seguro de vida! Não dispensa, de forma alguma, o cumprimento das regras de segurança quando se sai da pista e não substitui o transcetor de avalanche, a pá e a sonda que deves ter sempre contigo. E é sempre necessário recordar que as condições devem ser respeitadas, pelo que as mencionaremos um pouco mais abaixo, depois de explicarmos tudo o que precisas de saber sobre uma mochila airbag.

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Como é que uma mochila airbag funciona?

Em termos concretos, uma mochila airbag é uma mochila de ski touring, splitboard ou freeride com uma bolsa que contém um airbag. Ao ativar o sistema de insuflação da mochila, um balão de 150 litros desprende-se em menos de cinco segundos para te ajudar a flutuar sobre a neve graças a diferentes tecnologias.  Atualmente, existem três sistemas de acionamento no mercado: pirotécnico, mecânico e elétrico. Para além destes sistemas de acionamento, existem várias tecnologias que variam em termos de tamanho e de colocação das almofadas. São geralmente desenvolvidas através de uma parceria entre um detentor de patente e uma marca de mochilas. Os principais atores do mercado são:

  • Sistema ABS: Este sistema pirotécnico ABS ativa uma agulha que perfura o cartucho de gás quando se ativa a pega de desbloqueio e insufla as duas almofadas de 85 litros situadas nos lados da mochila.Ter dois balões é uma vantagem se um deles tiver um furo. Os cartuchos dos sistemas ABS são feitos de carbono ou alumínio, o que torna o sistema bastante leve.
  • O sistema de cartucho Alpride (2.0): Dois pequenos cartuchos de gás são acionados por percussão para insuflar um balão em forma de U que protege a cabeça e as costas do esquiador.  Trata-se de um dos sistemas de cartuchos mais leves e mais compactos do mercado. Foi pela perícia e tecnologia dos sistemas que decidimos desenvolver o nosso airbag com a Alpride, incluindo o sistema 2.0: a mochila airbag Wedze 30.

  • O sistema de ventilador Alpride (E1/E2): constituído por um sistema de abertura eletrónico que ativa um ventilador para insuflar a almofada, este dispositivo está equipado com “supercapacitores” que não se descarregam quando está frio (ou calor).É o airbag elétrico mais leve do mercado.
  • Tecnologia Jetforce: A almofada é insuflada por uma ventoinha. Quando a cobertura é dobrada, o airbag pode ser reativado (desde que o sistema tenha bateria).
  • O sistema ARVA Reator/ARVA Reator 2.0: Pode ser transferido para outra mochila da gama ARVA Reator. Uma separação interna no tambor permite a criação de 2 compartimentos independentes, tornando-o o sistema mais fiável possível.
Saber qual a tecnologia mais adequada às tuas necessidades ajuda na tua procura. Se esquias muito fora de pista, podes preferir um dispositivo reutilizável; se se trata de uma proteção ocasional, opta por cartuchos porque, afinal, esperamos que raramente os tenhas de utilizar. Mas se estiveres a planear viagens mais longas, serás certamente sensível ao peso total da mochila e do sistema.

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Qual é o peso e a capacidade de uma mochila airbag?

O peso da mochila vazia (mas com o mecanismo e a almofada) e a sua capacidade variam consoante o modelo. Os airbags pesam geralmente entre 1 kg para os mais leves (10 litros) e 3,5 kg para os mais pesados. A nossa mochila airbag Wedze, em parceria com a Alpride, pesa atualmente 2,2 kg, o que faz dela uma das mochilas airbag de 30 litros mais leves do mercado.

No que diz respeito à capacidade, , a principal função de uma mochila é transportar algum equipamento (pelo menos o transcetor de avalanche, a pá, a sonda e algo para comer e beber). Por isso, é importante ter o tamanho certo para a tua atividade.

  • Se vais esquiar fora de pista durante um dia, opta por uma mochila airbag com uma capacidade de 18 a 25 litros.
  • Para as saídas mais longas ou para o ski de fundo, é necessário mais comida e água ou equipamento suplementar: machados de gelo, cordas, etc. Uma capacidade de cerca de 30 litros será mais adequada para ti.
  • As mochilas mais pequenas (menos de 15 ou 18 litros) são mais indicadas para os minimalistas ou para os profissionais de freeride e freetouring que pretendem ir leves.
Os acessórios da mochila devem ser escolhidos em função do teu nível, ou seja, se vais ou não precisar de fixar a tua prancha de snowboard ou os teus skis à mochila para escalar, etc.

Como é que se prepara uma mochila airbag?

Já escolheste a tua mochila? Boa! Mas antes de partires, lembra-te de fazer algumas verificações de rotina. Alguns dias antes da viagem pratica o acionamento do airbag, mas fá-lo depois de retirar os cartuchos de gás, claro. A ideia é medir a força necessária para acionar o mecanismo. Obviamente, terás de voltar a colocar o mecanismo na posição correta antes do teu dia na neve. De seguida, apresentamos uma lista de verificação rápida de coisas a verificares na tua mochila antes de partires:

  • O sistema de acionamento está corretamente engatado
  • Os cartuchos estão bem colocados
  • A altura e o lado da pega de abertura (consoante sejas canhoto ou destro)
  • As alças de ombro ajustam-se corretamente
  • A correia peitoral está corretamente ajustada
  • A correia da cintura tem o tamanho correto
  • A correia entrepernas está corretamente posicionada (a correia que passa entre as pernas, essencial para que a mochila fique no lugar quando é necessário)
Se tiveres optado por um dispositivo eletrónico, , certifica-te de que este está carregado na véspera da partida, para que tenhas tempo de tomar as medidas necessárias. Em seguida, podes carregar o teu equipamento, incluindo o teu equipamento de segurança para a montanha: transmissor de avalanches, sonda e pá.

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Recordar as regras a seguir quando se esquia fora da área marcada.

Já o dissemos várias vezes neste artigo, mas nunca é demais sublinhar:uma mochila airbag não é um seguro de vida. Por isso, embora possa ser um equipamento muito útil, vale sempre a pena recordar as regras de boa conduta quando te preparas para um dia de freeride/freetouring ou de ski touring.

  • Consultar o boletim BERA: boletim de avaliação do risco de avalanche. Este boletim é emitido todas as noites pela Météo France e estima o risco em função da estabilidade ou não do manto de neve e das condições climatéricas dos últimos dias. É muito completo. Dedica algum tempo a decifrar todas as informações e saberás se o risco é suficientemente baixo para sair.
  • Descobre tudo o que puderes sobre o tempo nas várias plataformas dedicadas.
  • Planeia o teu itinerário com base nas informações detalhadas no BERA, na previsão meteorológica e nos teus companheiros de viagem. Podes utilizar uma aplicação cartográfica para ser muito preciso: os pontos de partida e de chegada e os declives que vais atravessar. Podes informar-te sobre as inclinações: inclinações superiores a 30° apresentam um maior risco de avalanches.
  • Alguns sítios comunitários podem fornecer-te informações atualizadas sobre o estado do itinerário escolhido. Dito isto, tem cuidado com as partilhas nas redes sociais. Se alguém partilhou um local fantástico há três dias, isso não significa que seja viável nas mesmas condições hoje.

  • Informa os teus amigos e familiares sobre a tua viagem , e não saias sozinho. Certifica-te que o nível das pessoas que te acompanham é adequado ao percurso que escolheste..
  • No mínimo, sai sempre com os três principais equipamentos de segurança:: transcetor de avalanche, pá e sonda. Isto permite-te ser detetado se, infelizmente, fores apanhado por uma avalanche, ou socorrer alguém que se encontre nessa situação.
E, sobretudo, lembra-te que, se for preciso, deves desistir. Nenhuma viagem e nenhum prazer na neve devem ter precedência sobre um comportamento responsável, mesmo que estejas bem equipado.Se o risco for demasiado grande, muda de plano.

Agora, já tens uma boa ideia do que deves ter em conta ao escolheres a mochila airbag certa para a tua prática e para as tuas necessidades. Agora, cabe-te a ti escolher o equipamento certo e ter cuidado quando saíres da pista!