Qual é a composição de uma prancha de skate?
Em primeiro lugar, um pequeno curso académico para relembrar algumas bases com a composição de uma prancha e as diferentes medidas propostas.
Composição de uma prancha de skate
Uma prancha está dividida em 3 partes: a tail, o concave e o nose.
A tail e o nose correspondem às extremidades da prancha. A tail situa-se na parte traseira. É geralmente mais pequena e levantada, para facilitar o pop dos tricks. O nose está na parte da frente. É mais longo e menos curvado. Se não sabes que parte é o nose, podes orientar-te pelos gráficos ou gravuras nas pranchas.
Se olharmos para o meio da prancha, de lado, podemos ver uma zona curva entre as bordas, trata-se do concave da tábua. O concave serve para controlar melhor a prancha durante a execução dos tricks e, sobretudo, torna a prancha mais sólida (sem concave, uma board poderia partir-se com um simples boardslide). Pode influenciar a posição dos pés na prancha e o desempenho do skate. Há três tipos de concaves: o concave mínimo, o concave médio e o grande concave. Na Decathlon, todas as nossas pranchas atuais propõem um concave médio que será polivalente para street e para a prática em rampas curvas.
Por fim, a zona entre eixos (wheelbase), a distância entre os 2 trucks.
Os tamanhos de pranchas
O tamanho de uma prancha será medido na largura, expresso em polegadas (inches). Uma polegada equivale a cerca de 2,5 cm. A maioria das pranchas de skate têm uma largura de 7,5″ à 8,75″. Quanto maior o valor em polegadas, mais larga será a prancha. Na Decathlon, os tamanhos das pranchas são representados por cores. A medida 7”75 corresponde ao verde, 8” ao amarelo, 8”25 ao azul, 8”5 ao vermelho e 8”75 ao preto.
O tamanho de uma prancha vai influenciar grandemente a forma de andar no skate pelo que é importante escolher bem o tamanho ideal. O tamanho da prancha vai também depender da altura, do peso e do tamanho do calçado do utilizador.