De que materiais é feito um stick?
Há sticks 100% em madeira, em madeira com reforços em fibra de vidro ou, por vezes, em carbono, 100% em fibra de vidro, em fibra de vidro com uma percentagem de carbono cada vez mais elevada, até 90 ou 100% de carbono (frequentemente com 5-10% de aramida, quando a percentagem de carbono é muito elevada).
Fibra de vidro - Os sticks de gama média são mais potentes do que os sticks em madeira, sem perda de conforto. A quantidade de fibra de vidro num stick varia entre 20 e 70%. É perfeito para o desenvolvimento dos praticantes e é frequentemente utilizado como stick secundário, quando o nível do jogador evolui para intermédio.
Carbono - em teoria, quanto mais carbono houver num stick, mais potente será a batida na bola. É um facto, mas o carbono não é tudo. Quanto mais elevado for o teor de carbono, mais difícil será controlar a bola a toda a velocidade. É por este motivo que o nosso melhor stick não é 100% em carbono. De facto, muitos poucos sticks o são. Um stick exclusivamente em carbono terá uma esperança de vida mais curta, mas proporcionará mais potência. É perfeito para os praticantes mais experientes. Kevlar e aramida - Estes materiais são utilizados como elementos de consolidação do stick.
Estes materiais têm como finalidade absorver as vibrações durante a batida. Ao escolhermos a composição de um stick, temos de estar confiantes nas nossas capacidades e saber o que queremos fazer com o novo stick. Quanto mais carbono tiver o stick, mais potência poderemos aplicar na batida da bola, mas será preciso mais técnica.