QUE MATERIAL ESCOLHER PARA A PESCA À BEIRA-MAR: PESCA COM AMOSTRAS
A pesca com amostras consiste em pescar com um isco artificial cuja aparência é bastante semelhante à das presas cobiçadas pelos peixes pretendidos. Esta técnica, particularmente popular em França, permite capturar, por exemplo, robalo, barracuda, corvina e cavala.
Pesca com amostras: que cana de pesca? A escolha da tua cana para a pesca com amostras depende principalmente do tipo de amostra que usas, mas também do teu local de prática, se estás a pescar à beira-mar ou numa embarcação:
- À beira-mar, a distância entre a tua posição e a presa será mais significativa; por conseguinte, a tua cana deve ter capacidade para suportar amostras mais pesadas e medir, no mínimo, de 2,40m a 3m, consoante as condições.
- Numa embarcação, bastará uma cana mais curta: escolhe uma cana entre 2,10m e 2,50m.
Relativamente à potência da tua cana, deves considerar o tipo de amostra com a qual pretendes pescar: amostra clássica, flutuante, vinil, bombete, etc.
Pesca com amostras: escolha das amostras: Ao teres cuidado na escolha das amostras, aumentas as hipóteses de pescares as espécies de peixe que pretendes. Para tal, deves considerar vários critérios:
- A cor: depende da luminosidade do ambiente de pesca e da tonalidade da água. Se a água for clara, prefere cores naturais. Por outro lado, se a água for escura e turva, é essencial usares amostras vistosas.
- O tamanho: depende do local de pesca, do período do ano, mas também da espécie pretendida.
- A vibração: cada espécie de peixe tem a sua própria sensibilidade, por isso escolhe uma amostra cujas vibrações correspondam às suas presas: fortes, suaves, amplas ou minimalistas.
Pesca com amostras: que carreto escolher? Para preparares o conjunto de pesca perfeito, o peso do teu carreto deve ajustar-se ao peso da tua cana. Tendo em conta que precisas de uma reserva de fio significativa, escolhe o tamanho de, pelo menos, 4000. A volta de manivela, que indica a capacidade de recuperação do fio do carreto, é um critério igualmente importante. Em função do teu ambiente de pesca, opta por uma volta de manivela relativamente baixa para as correntes mais fracas e por uma volta de manivela elevada para as correntes mais fortes.