Um bom calçado é também um calçado com o qual nos sentimos bem, que dá vontade de calçar para ir correr e que, uma vez no pé, nos dá um reforço de motivação. Mas a sensação é algo muito subjetivo. Então, antes de escolheres, pensa: o que é que tenho vontade de sentir?
Amortecimento para uma melhor absorção das ondas de choque, retoma com uma sola que oferece um melhor ressalto para tornar mais eficaz a fase de propulsão e portanto a passada, leveza, suporte ou ainda estabilidade para acompanhar o bom desenvolvimento do pé.
Afinal, é muitas vezes uma questão de equilíbrio. Um calçado com mais amortecimento pode ser mais pesado do que um calçado centrado no conforto por exemplo.
NB: Temos tendência para pensar que os riscos de lesões na corrida têm origem diretamento no calçado. No entanto, temos tendência para esquecer/ignorar alguns pontos-chave.
Alterna regularmente os teus pares de calçado porque isso permite-te reduzir o risco de lesão.
Um dos factores de lesão é também a mudança sem transição: mudar de passada, mudar um calçado ao qual o seu corpo está muito habituado, mudar de terreno… Todas as mudanças devem ser efetuadas com calma, pouco a pouco.