1. Para ver e ser visto
Existem duas categorias de luzes de bicicleta:
A iluminação da bicicleta é um elemento muito importante para a segurança do praticante de bicicleta. Nos últimos anos, onde se assistiu ao surgimento das luzes LED e ao aperfeiçoamento das baterias, este acessório teve uma evolução significativa. Importa agora escolher o tipo de iluminação mais adequado.
Existem duas categorias de luzes de bicicleta:
Ser visto
O objetivo é ser visto pelos outros utentes da estrada (não assegura a função «para ver» ao andar de bicicleta).
Para ver
Desviar-se de eventuais obstáculos na estrada e ter uma boa visibilidade da mesma (assegura a função de «ser visto»).
LUX é a unidade de medida de iluminação luminosa equivalente à potência luminosa recebida por uma superfície. É útil para comparar a potência de iluminação concebida para VER.
Exemplo: no nosso caso, a superfície que se vê à frente da roda dianteira da bicicleta (cf. imagem acima).
LÚMEN indica a potência luminosa emitida por uma lâmpada. É útil para comparar a potência de uma luz concebida para SER VISTO.
Exemplo: tudo ao meu redor quando circulo de bicicleta (cf. imagem acima).
A eficácia visual é constituída por dois parâmetros:
1) A potência expressa em LUX
2) O tipo de feixe (estreito ou largo)
A SABER:
A escolha da luz deverá ser feita em função da VELOCIDADE de circulação (exemplo: se circular a baixa velocidade, a luz VIOO ROAD 500 permite detetar obstáculos na estrada a fim de os evitar; a velocidade moderada ou rápida, recomendamos, no mínimo, a luz VIOO ROAD 900.)
Posição
Iluminação traseira
As luzes traseiras (vermelhas) para SER VISTO pelos utentes que circulam atrás do ciclista.
Iluminação dianteira
As luzes dianteiras (brancas) que permitem SER VISTO pelos utentes que pretendam atravessar a estrada ou por veículos motorizados que vão mudar de direção.
A visibilidade de uma luz depende de dois parâmetros:
1) A sua potência expressa em lúmen
2) O tipo de feixe (estreito ou largo)
A saber: uma luz homologada que utilize uma lente específica para uma melhor difusão da luz necessitará de menos potência para proporcionar uma melhor visibilidade.
Algumas luzes dispõem de modo fixo, intermitente ou ambos.
Modo fixo
O modo fixo assegura uma iluminação contínua e permite aos outros utentes da estrada calcular a sua velocidade, posição e volumetria, para circular com toda a segurança.
Modo intermitente
O modo intermitente (à frente ou atrás) permite chamar a atenção dos outros utentes da estrada.
A saber: o modo intermitente tem uma maior autonomia que o modo fixo.
De noite, numa zona iluminada
Os outros utentes da estrada necessitam de visualizar o ciclista o mais rapidamente possível.
Logo, a iluminação deverá ser utilizada em modo INTERMITENTE.
De noite, numa zona não iluminada
Os outros utentes da estrada necessitam de se aperceber da sua posição, velocidade e volumetria.
Logo, a iluminação deverá ser utilizada em modo FIXO.
De dia
Os outros utentes da estrada necessitam de visualizar o ciclista o mais rapidamente possível.
Logo, a iluminação deverá ser utilizada em modo INTERMITENTE e POTENTE.
A escolha do tipo de alimentação variará, maioritariamente, em função da frequência de utilização.
Bateria recarregável
Bateria USB recarregável recomendada para uma utilização REGULAR (mínimo 1-5 vezes por semana).
Pilhas
Recomendada para uma utilização OCASIONAL (1-2 vezes por mês), não terá de preocupar-se com a autonomia da luz.
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