Como escolher luvas de inverno para caminhada

Como escolher luvas de inverno para caminhada

Gostas de caminhadas com tempo frio e queres saber quais as luvas mais adequadas?
Precisas de luvas de caminhada com um bom compromisso entre calor, impermeabilidade e destreza?
Damos todas as informações de que precisas para te ajudar a decidir.

Precisas de luvas quentes de caminhadas mas não sabes bem quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de luvas? Luvas interiores, luvas, sobreluvas, mitenes, luvas sem dedos, etc. Explicamos-te tudo sobre os vários tipos de luvas de caminhada.

Como escolher luvas de inverno para caminhada

1. Diferentes tipos de luvas

É importante distinguir entre as diferentes camadas para as mãos. Disponibilizamos três tipos de luvas para caminhada.

Luvas interiores: devem ser usadas por baixo de outras luvas como complemento de calor e não devem ser usadas isoladamente. São o equivalente da primeira camada da roupa de trekking ou do lençol de saco-cama no acampamento.

Luvas: usam-se por cima das luvas interiores com o objetivo de proteger as mãos. Equivalem à segunda camada de roupa de caminhada.

Sobreluvas impermeáveis: usam-se por cima das luvas em caso de fortes intempéries. Equivalem à segunda ou terceira de roupa de caminhada.

Quais as luvas mais indicadas para manter as mãos quentes?

  • Luvas interiores de caminhada

    Luvas interiores

    As luvas interiores de lã Merino, como o nome indica, devem ser usadas por baixo das luvas de caminhada. Assim, podem proporcionar até 3°C de calor adicional. Não recomendamos a sua utilização isolada (exceto ocasionalmente) pois são frágeis. Usadas sem luvas, não protegem suficientemente do vento e da humidade. Também se podem desgastar prematuramente se as usares com os bastões de caminhada, especialmente na palma das mãos.

    "O desafio para os nossos criadores é garantir que são quentes mas também suficientemente finas para usar por baixo das luvas, embora o material fino as torne relativamente frágeis."

  • Luvas de caminhada quentes Forclaz

    Luvas

    As luvas de caminhada e de trekking oferecem uma boa proteção contra o frio. Algumas também são corta-vento, ou seja, têm uma membrana que protege do vento. Da mesma forma, em caso de caminhadas com chuva, as luvas impermeáveis protegem-te.
    A vantagem das luvas de caminhada é que conferem uma excelente destreza e são particularmente resistentes. As palmas das luvas são reforçadas para a utilização dos bastões de caminhada e muitas são compatíveis com ecrãs táteis.

  • Luvas sem dedos e mitenes de caminhada Forclaz

    Luvas sem dedos e mitenes de caminhada

    As mitenes geralmente destinam-se a proteger em caso de temperaturas extremamente baixas. A vantagem das mitenes é que os dedos aquecem-se mutuamente. Também têm menos costuras para uma melhor proteção térmica.
    As mitenes/luvas sem dedos oferecem uma certa versatilidade. Protegem do vento e do frio proporcionando simultaneamente uma boa destreza para que consigas manusear objetos durante a caminhada ou o acampamento.
    Também podem ser usadas com luvas interiores para um máximo de calor.

  • Sobreluvas impermeáveis Forclaz

    Sobreluvas impermeáveis

    As sobreluvas oferecem uma proteção adicional contra os elementos. Podes usá-las sozinhas, sobre as luvas, por cima das luvas interiores ou combinando as duas.
    São impermeáveis e corta-vento, podes ter a certeza de que as mãos se mantêm secas. Podes usá-las mesmo que não esteja a chover para manter as mãos quentes.

2. Critérios para escolher as luvas de caminhada e trekking mais adequadas

Para escolher as luvas de caminhada e trekking mais adequadas, é importante ter em conta vários critérios como o material, a compatibilidade com ecrãs táteis, o isolamento térmico e o tamanho.

MATERIAL

Couro

As luvas de couro oferecem uma excelente proteção contra os elementos e têm uma boa durabilidade se bem conservadas. No entanto, podem ser mais pesadas e menos quentes do que outros materiais.

Como escolher luvas de inverno para caminhada
Lã Merino

A lã merino é uma fibra natural proveniente das ovelhas Merino. É conhecida pela sua suavidade, pelo calor e pela respirabilidade. Usamos lã Merino nas nossas luvas interiores para complementar e aumentar a eficácia das luvas.

Lã Merino
Sintético

Os materiais sintéticos são frequentemente vezes usados para luvas de trekking pelas suas características únicas. São muitas vezes leves, resistentes ao desgaste e à abrasão e oferecem uma grande respirabilidade para eliminar a transpiração. O desempenho varia consoante as membranas e os materiais utilizados. Para garantir a sua durabilidade e o conforto na utilização com bastões de caminhada, os modelos são reforçados nas palmas.

Sintético
Como escolher luvas de inverno para caminhada

Compatibilidade com ecrãs táteis

Praticamente todas as nossas luvas de trekking possuem um revestimento compatível com ecrãs táteis o que permite a utilização de smartphones sem retirar as luvas.
Esta é uma funcionalidade importante para os utilizadores que precisam de usar o telemóvel para navegar ou tirar fotografias. O revestimento está presente nos polegares e nos indicadores.

Quais as luvas mais quentes?

  • Como escolher luvas de inverno para caminhada

    Para as caminhadas com tempo frio, recomendamos a utilização de mitenes/luvas sem dedos e as nossas luvas mais quentes.

  • Como escolher luvas de inverno para caminhada

    Com temperaturas extremamente baixas - inferiores a -15°C - recomendamos as luvas Arctic 900 e luvas sem dedos.

O tamanho das luvas – Como escolher o tamanho adequado das luvas de inverno.

Todas as nossas luvas de caminhada são unissexo , podendo ser usadas por homens e mulheres . O mais importante é escolher o tamanho certo.

Escolhe umas luvas que sejam suficientemente largas para que os dedos não fiquem apertados, principalmente se pretendes usar luvas interiores. Na verdade, a compressão abranda a circulação sanguínea nos dedos e aumenta a sensação de frio pois a irrigação sanguínea está dificultada.

Para veres o teu tamanho, consulta as fichas de produto e pesquisa o guia de tamanhos que fornece dicas e conselhos para te ajudar a escolher o tamanho correto.

Não deves sentir frio durante a caminhada pois normalmente o esforço físico estimula a circulação sanguínea enviando sangue para as extremidades. Retira algumas camadas para que não arrefeças durante as pausas.

3. Como aquecer as mãos depois da caminhada.

Chegaste ao acampamento e as tuas mãos estão geladas.
Existem várias soluções: escalfetas, claro, de preferência reutilizáveis. Também podes aquecer água e pô-la no cantil envolvendo-o com um pano para não te queimares.

Se, com sorte, dispuseres de água canalizada quente no refúgio, passar as mãos por água quente funciona melhor do que pô-las num radiador.

Para evitar as frieiras devidas ao frio, resta apenas uma solução: hidrata a pele das mãos. A frieira é uma pequena ferida que surge quando a pele racha devido ao frio intenso. Para a evitar, é importante hidratar a pele o mais possível. O ideal é levar sempre um creme para hidratar as mãos sempre que as lavas.

Escolher luvas de caminhada para criança
Luvas com proteção anti-UV

Nota: luvas que protegem do sol

Para evitar escaldões ou manchas nas mãos, recomendamos a utilização de luvas anti-UV nas caminhadas ou trekkings no deserto ou sob sol intenso. São leves e respiráveis além de garantirem uma proteção ideal contra os raios UV.

O nosso conselho

A técnica das 3 camadas para te manteres quente e seco

O que vestir para a caminhada A técnica das 3 camadas!

Como te podes manter quente e seco para aproveitares ao máximo o teu dia? Descobre a técnica das 3 camadas!

Pessoas a acampar no frio

5 dicas para nunca sentires frio dentro do teu saco-cama

A sensibilidade ao frio varia muito consoante cada organismo e as condições climatéricas. Vamos ajudar-te a estares bem preparado(a)!