Como escolher fixações de ski

Como escolher fixações de ski

A escolha de fixações pode ser uma verdadeira dor de cabeça.
Não entres em pânico, nós damos-te todas as informações necessárias para escolheres o melhor par de fixações em função do teu tipo de ski, do teu nível de prática e do teu tipo de corpo.

Quando se é principiante no ski de pista, pode-se comprar um conjunto de skis + fixações. Estes conjuntos são muito bons para os principiantes no ski de fundo e o suporte de fixação permite ajustar facilmente as fixações ao tamanho da bota de ski.
Também podes comprar um par de skis simples e depois escolher a fixação de ski que mais te convém.
Consoante o tipo de ski, existem diferentes tipos de fixações.
Aqui estão todas as nossas dicas para escolher as fixações de ski corretas.

Como escolher fixações de skis de pista

Que fixações escolher de acordo com a minha prática de ski?

SKI DE PISTA:
Para esquiadores de nível intermédio e avançado, que procuram tolerância e conforto de utilização, existem fixações que permitem desfrutar facilmente das pistas de ski.
As fixações de skis de pista podem ser mais ou menos técnicas para te proporcionar uma boa aderência sob os pés para se orientar com precisão nas pistas. Permitem igualmente a transmissão de energia nas curvas

Como escolher fixações de freeride / freetouring

SKI FREERIDE:

Uma das principais diferenças entre uma fixação de skis de pista e skis de freeride é a sua largura. Esta diferença confere uma força adicional à fixação.
Se estás à procura de uma fixação para conquistar pistas virgens, precisas de fixações leves.
A elasticidade das fixações de ski é importante para as fixações de freeride. De facto, uma maior elasticidade facilita a absorção dos choques sob os skis.
Com estas fixações para freeride, estarás mais próximo dos teus skis para sentir melhor a neve e desfrutar do prazer de flutuar na neve.
Por isso, é importante procurar fixações específicas para freeride para esquiar com toda a segurança e conforto de utilização
Para o freetouring, que combina o freeride e o ski de fundo, são necessárias fixações específicas que permitam libertar o calcanhar para as subidas. Existem vários tipos de fixações para ski de freetouring: fixações com inserções (que favorecem a leveza) e fixações com degraus (mais seguras durante as descidas). As fixações híbridas (uma mistura entre as fixações para ski de pista e as fixações para ski de fundo) são também muito utilizadas pelos esquiadores de freetouring. Estas fixações constituem um bom compromisso entre leveza na subida e robustez, mantendo o esquiador seguro na descida.

Como escolher fixações de ski de fundo

SKI DE FUNDO:

O ski de fundo requer um equipamento específico para poder percorrer e explorar as montanhas com facilidadePor isso, são necessárias fixações que libertem o calcanhar para subir as encostas durante a utilização.
Um critério importante para o ski de fundo é a leveza. Por isso, é necessário escolher fixações leves para progredir facilmente nas subidas. É por isso que muitas das fixações para skis de fundo são feitas de materiais técnicos muito leves, como o alumínio e o carbono. A utilização destes materiais implica um aumento do preço das fixações para a prática de ski de fundo.
Existem vários modelos de fixações para ski de fundo:

- Fixações com inserções ou “Low-tech” que se distinguem pela sua leveza e minimalismo.
- Ligações de encaixe ou de placa que permitem a utilização de botas clássicas de ski de pista.
- As fixações ditas “híbridas”, que combinam as vantagens das fixações para ski de pista, para garantir a segurança na descida, e as fixações para ski de fundo, para facilitar as subidas no ski de fundo. Estas fixações são muito utilizadas no freetouring, porque oferecem um bom compromisso entre leveza e robustez e permitem esquiar em pistas virgens, bem como vencer subidas durante o ski de fundo.

Que fixações escolher de acordo com o meu tipo de corpo e nível de prática?

A escolha das fixações de ski exige também que se tenha em conta o nível técnico do esquiador e a sua condição física.
De facto, o DIN de uma fixação de ski, situado diretamente na fixação, permite ajustar a dureza da fixação para retirar os skis mais ou menos facilmente durante uma queda.
Se tens um nível de ski intermédio ou avançado, opta por um DIN ligeiramente superior ao teu peso. Esta definição evitará que os skis se soltem inadvertidamente em condições de ski mais difíceis, mas não impedirá que o ski se solte em caso de queda.
Para os esquiadores principiantes, o DIN estará abaixo do teu peso para facilitar a saída do ski e evitar lesões.
Exemplo: Um esquiador principiante com 80 kg irá definir o DIN das suas fixações de ski entre 8 e 9.Um esquiador principiante com 80 kg irá definir o DIN das suas fixações de ski entre 7 e 8.
Nota que algumas inserções de fixações de ski de fundo podem não ter definições DIN. Estas fixações de ski são pré-ajustadas de modo a saírem facilmente durante as quedas no ski de fundo.

Que fixações escolher de acordo com as minhas botas de ski?

Antes de comprares as tuas fixações de ski, é importante conhecer a norma associada às tuas botas de ski para que as tuas fixações e botas sejam compatíveis. Estas normas definem a forma da sola da bota de ski, bem como o tamanho das saliências da bota de ski (partes dianteira e traseira da sola da bota de ski), permitindo que a bota seja mantida nas fixações de ski.
Existem duas normas para botas de ski:

  • Norma ISO 5355 botas de ski de pista

    Norma ski de pista (iso 5355)

    esta norma é a mais difundida e adapta-se à maioria das botas de ski. As botas de ski de pista standard têm uma placa de plástico por baixo do calcanhar e do dedo do pé.Esta placa proporciona uma segurança suplementar porque aumenta a transferência de energia aquando do acionamento do ski.

  • Norma ISO 9523 botas de ski de fundo

    Norma ISO 9523 botas de ski de fundo

    as solas das botas de ski de fundo são diferentes das solas das botas de ski de pista. Esta norma facilita a prática do ski de fundo em subida, graças a um movimento de marcha mais natural.
    As botas de ski podem ter inserções ou alturas de calcanhar diferentes das botas clássicas de ski de pista

Como ajustar corretamente as fixações de ski?

Como ajustar corretamente as fixações de ski?

Depois de escolheres as fixações de ski, é necessário montá-las nos skis e fazer os ajustes necessários para que as fixações estejam adaptadas às tuas botas de ski.
Para isso, propomos-te montar as fixações de ski nas nossas lojas Decathlon com serviço pós-venda e fazer todas as regulações necessárias para que possas estar pronto para a época de inverno sem preocupações!

E se quiseres ajustar as tuas fixações de ski sozinho, consulta os nossos conselhos para ajustar corretamente as tuas fixações.