Cavalo jovem
Num cavalo jovem, é preferível usar bridões suaves, com materiais agradáveis ao toque, tais como a resina ou a borracha, visto serem mais macios, suaves, mas também menos "frios" que o metal.
Num cavalo jovem, é aconselhável colocar anilhas de borracha no bridão para proteger os cantos dos lábios. Visto a pele da boca ser fina, é preciso habituar o cavalo à presença do bridão.
Um cavalo jovem encontra-se em fase de aprendizagem da equitação: precisa de ser educado e não compreende a função do bridão. É inútil começar com um bridão dito "duro", ainda que o cavalo jovem possa ser difícil de controlar, dado que o seu uso só irá gerar incompreensão.
Para ajudar um cavalo jovem com dificuldades em virar, recomenda-se um bridão de agulhas (com borracha): as agulhas ajustam-se corretamente à cabeça e "conduzir" a cabeça na direção desejada.
É necessário tolerar num cavalo jovem que o mesmo fique atrás do seu bridão ou que se apoie no mesmo das primeiras vezes. Estas falhas poderão ser corrigidas mais tarde, quando a sua educação tiver progredido.