Botas Snowboard

Como escolher botas de snowboard

Três critérios devem ser tidos em conta na escolha das tuas botas de snowboard: a rigidez (que depende do Teu nível), o tamanho do pé e o sistema de atacadores. Aqui está o nosso conselho!

No snowboard, as botas desempenham um papel vital: proporcionam conforto e apoio aos pés, ajudam a guiar a prancha de snowboard e atuam também como isolamento térmico contra o frio. No entanto, um mau ajuste entre a bota e o pé pode transformar a tua experiência de snowboard num pesadelo. Então, qual é a melhor maneira de escolheres as tuas botas de snowboard? Explicamos-te tudo!

1. Escolher o flex / rigidez em função do teu nível

A classificação flex de uma bota de snowboard especifica muito simplesmente o nível de rigidez da bota. Quanto mais elevada for, mais rígida será a bota. Pelo contrário, quanto mais baixa for, mais flexível será. Em função da tua experiência de snowboard, podes escolher um modelo com uma flexibilidade suave, média ou rígida.

  • Botas de snowboard flex suave

    FLEX SUAVE

    Os praticantes ocasionais ou principiantes devem optar por um flex suave para maior conforto. Será menos preciso, mas mais adequado para a aprendizagem do snowboard, pois oferece um melhor controlo.

  • Botas de snowboard flex médio

    FLEX MÉDIO

    Os praticantes experientes optarão por um flex médio, que oferece uma boa flexibilidade e melhora a precisão da direção. Este é o melhor compromisso para encontrar um equilíbrio entre conforto e progressão.

  • Botas de snowboard flex rígido

    FLEX RÍGIDO

    Os praticantes experientes preferem as botas de snowboard rígidas que permitem uma grande precisão da prancha em velocidade. Este tipo de flex também oferece um excelente apoio para os pés, para que possas ir mais depressa nas pistas e na neve solta.

2. Qual o melhor sistema de atacadores para as minhas botas?

Botas de snowboard com uma única zona de atacadores

Esta é uma categoria de atacadores em que existe apenas um sistema de atacadores para toda a bota.

  • botas com atacadores e nós

    ➤ Botas com atacadores e nós

    O atacador tradicional continua a ser apreciado por muitos praticantes. Funciona de forma semelhante às botas com atacadores clássicos. Quanto à bota propriamente dita, tem um sistema de atacadores separado para fechar a parte interior com um cordão de tração. Este tipo de sistema de atacadores permite controlar facilmente a tensão e o aperto.

  • botas atacadores rápidos

    ➤ Botas atacadores rápidos

    Também chamado "speed lace", este sistema de atacadores é geralmente controlado por uma única pega que se puxa para apertar e depois desbloqueia. Este tipo de atacadores tem muitas vezes zonas de atacadores duplos, para permitir que as secções inferior e superior da bota de snowboard sejam apertadas independentemente uma da outra. Se procuras um melhor apoio, também é preferível optar por botas com duas zonas de atacadores.

  • Botas tipo BOA

    ➤ Ajuste (BOA®)

    Trata-se de um sistema muito rápido, que utiliza um cabo e um botão rotativo. A principal vantagem das botas com sistema de botão rotativo é a comodidade, permitindo que sejam ajustadas facilmente em qualquer altura. No entanto, este tipo de sistema de atacadores é ligeiramente menos eficaz, uma vez que não permite o ajuste da tensão no tornozelo. No entanto, o fecho simples continua a ser uma boa escolha para os principiantes do snowboard, pois favorece a flexibilidade e a facilidade de utilização, bem como a facilidade de abrir as botas para as calçar e descalçar.

Botas de snowboard com duas zonas de atacadores

Esta é uma categoria de atacadores em que as botas têm um ou mais sistemas de atacadores para que possas concentrar a tensão em diferentes áreas, em particular no tornozelo e nos passos/calcanhar. O sistema de atacadores dissociados é mais eficiente e a melhor escolha para os praticantes experientes que procuram um apoio ótimo. A parte superior e a parte inferior da bota podem ser apertadas separadamente para uma maior precisão:

- Apertar mais a parte inferior oferece um melhor apoio, enquanto apertar menos oferece mais conforto.

- Apertar mais a parte superior torna a bota mais rígida.

  • Botas com atacadores e com rebordo

    ➤ Botas com atacadores e com rebordo

    Sistema de regulação fácil e rápido: basta puxar e bloquear o sistema, bem como a fita de caneleira. Um pouco menos eficaz, é ideal para os principiantes que privilegiam o conforto e a facilidade de utilização.

  • Botas com fecho de correr e botão rotativo

    ➤ Botas com fecho de correr e botão rotativo

    Uma dupla altamente eficaz que combina um cabo, um botão rotativo e uma fita na canela. Equilíbrio entre o envolvimento ótimo do tornozelo e da barriga da perna. O sistema de fecho na canela é extremamente fácil de utilizar, mas oferece um apoio ligeiramente menos rígido do que os atacadores ou o sistema BOA®.

  • Botas botão rotativo - duplo boa

    ➤ Botas botão rotativo (duplo BOA®)

    O sistema duplo BOA® permite ajustar os atacadores por zonas, de forma muito rápida e precisa. Este mecanismo é ultra-preciso e fácil de utilizar.

3. Como escolher o tamanho certo de botas

Nota que o tamanho de um par de botas de snowboard é diferente do das botas convencionais. É expresso em "mondopoint", que corresponde simplesmente ao comprimento do pé em cm.

flex up

5. A opção Flex Up para endurecer as botas

As tuas botas de snowboard são demasiado macias? Dá-lhes uma segunda oportunidade!
O Flex Up desliza na língua da bota para a tornar mais rígida.

É compatível com todos os modelos de botas de snowboard Decathlon (a partir de 2022).

flex up

Em que casos é utilizado o Flex Up?

➤ As tuas botas são demasiado macias
As tuas botas preferidas são velhas, sentes-te muito bem com elas, mas será que ficaram mais macias? Dá-lhes uma segunda vida com este endurecedor

➤ Está em fase de mudança de nível
És um principiante no snowboard, escolheste botas para principiantes, mas ao fim de 10 dias sentes que progrediste bastante e as curvas começam a seduzir-te: melhora o nível das tuas botas adicionando o Flex Up!

➤ És um bom freestyler
És um freestyler, ajusta o teu nível de rigidez: nos rails, não uses o Flex Up, mas para um melhor apoio ao aterrar em plataformas grandes, insere-o na patilha.

5. O que sabes sobre termomoldagem?

A termomoldagem das botas de snowboard é uma excelente forma de personalizares as tuas botas para melhorar o conforto. Em suma, durante o processo de termomoldagem, o material da bota aquece, expande-se e amolece. Uma vez aquecida, a sola da bota funde-se com a forma do teu pé, garantindo um ajuste ótimo. Desta forma, obténs um par de botas de snowboard que se adapta perfeitamente aos teus pés, oferecendo-te o conforto ideal assim que entras nas pistas.

A termomoldagem pode ser feita em casa... Explicamos-te como o fazer no vídeo abaixo:

termomoldagem das botas de snowboard

Agora já sabes muito sobre a escolha do par de botas de snowboard! A seguir, vem a escolha da prancha... e depois é só aproveitares os dias nas pistas de snowboard!

escolher as fixações de snowboard teaser

Como escolher as fixações de snowboard?

As fixações de snowboard são essenciais para deslizar em segurança, progredir e divertires-te numa snowboard. As contrações dos nossos músculos e os nossos movimentos são transmitidos para a snowboard através das fixações. Vê aqui os nossos conselhos para escolher as tuas fixações de snowboard.

como se vestir adequadamente para o ski os conselhos wed'ze

Como escolher o casaco de ski e snowboard?

Existem tantos modelos e tantas características nos casacos de ski - pode ser difícil escolher! Se gostas de praticar ski na pista, eis alguns conselhos para te ajudar a escolher o casaco adequado às tuas necessidades.

escolher um capacete de ski teaser

Como escolher um capacete de ski

A escolha de um capacete de ski é feita em função de 5 critérios: o uso de viseira, a norma, o suporte, a ventilação e o tamanho. Vamos explicar-lhe como escolher o seu capacete!