3/ Casaco de ski quente, respirabilidade, impermeabilidade: qual o equilíbrio?
O casaco de ski deve ser impermeável e deve proteger do vento
O ski e o snowboard são desportos que nos expõem literalmente às condições meteorológicas e, em altitude, estas condições podem mudar rapidamente. A neve, o vento e o frio podem começas a fazer-se sentir e o teu casaco tem de ser isolante para te proteger o melhor possível e garantir que estás o mais confortável possível! A camada exterior é, portanto, fundamental para enfrentar os elementos. A melhor impermeabilização e uma resistência limitada ao vento são conseguidas com 2 tipos de componentes: revestimento ou membrana.
- O revestimento consiste na aplicação de uma camada de resina de poliuretano (PU), diretamente sobre o tecido.
- O tecido laminado é um tecido ao qual é aplicada uma membrana para o tornar impermeável.
A membrana é geralmente mais impermeável, mais flexível e mais duradoura do que o revestimento.
Em seguida, analisamos o índice de impermeabilidade, que é obtido após os casacos terem sido testados de acordo com a norma Schmerber. Este índice é obtido submetendo o componente a uma pressão de água constante, medida em milímetros: Quanto maior a resistência do material a uma pressão importante, maior a sua impermeabilidade. Quanto mais elevado for o índice, mais protegido estás.
Para a prática de ski, um casaco é considerado impermeável a partir de 10.000 mm schmerbers. Na Decathlon, os nossos casacos de ski são impermeáveis entre 10.000 a 20.000 mm schmerbers, garantindo um ótimo isolamento.
Por último, os componentes são submetidos a um tratamento de resistência à água: Trata-se da capacidade de um tecido em fazer deslizar a água na sua superfície. No entanto, a impermeabilidade não depende da resistência à água.