O botim interior
O botim interior é um elemento muito importante dos teus patins. Em função da tua prática, deves escolher um botim interior mais ou menos rígido, que permite mais fluidez ou mais suporte.
Queres saber tudo sobre andar de patins? Neste artigo, vamos dar-te todos os pormenores para escolheres os teus patins preferidos no futuro.
Escolher patins pode ser complicado quando não se tem todas as informações.
Contamos-te tudo neste artigo e damos-te os elementos-chave para te tornares especialista de patins.
O botim interior é um elemento muito importante dos teus patins. Em função da tua prática, deves escolher um botim interior mais ou menos rígido, que permite mais fluidez ou mais suporte.
Hardboot
Os patins Hardboot garantem suporte e robustez, sendo adaptados às práticas freeride ou freestyle.
O tornozelo é suportado num patim mais rígido para mais proteção.
Soft / semi soft boot
Os patins Softboot ou Semi soft Boot são flexíveis e leves, sendo recomendados para práticas de tipo fitness, passeio.
Estes patins permitem uma maior flexibilidade para o tornozelo.
As rodas são um elemento muito importante, com muitas variáveis. Algumas privilegiam a velocidade, outras favorecem a derrapagem. Tudo depende do tamanho e da aderência. Passamos a explicar:
PEQUENAS: rodas mais pequenas vão garantir mais maneabilidade e melhorar a estabilidade porque vão aproximar o teu centro de gravidade do chão.
GRANDES: rodas maiores vão fazer-te perder equilíbrio e maneabilidade, mas vão permitir aumentar muito mais depressa a tua velocidade e distância.
MACIAS: uma roda macia vai garantir-te mais conforto de deslize; a aderência ao chão é maior, reduzindo as vibrações da estrada. São recomendadas para uma prática mais de fitness.
DURAS: estas rodas vão permitir-te fazer derrapagens e figuras, e serão mais resistentes a longo prazo com uma prática regular. A aderência é reduzida em relação a uma roda macia. Serão recomendadas para uma prática mais freeride ou freestyle.
Em caso de dúvida, podes encontrar a dureza da roda no respetivo flanco: quanto maior for, mais dura é a roda 😉
O chassis dos patins vai permitir fixar as rodas e o botim. Pode ter vários tamanhos, materiais... Vamos contar-te mais!
Os chassis podem ser fabricados em vários materiais, nomeadamente em alumínio ou plástico. Concretamente, qual é a diferença?
PLÁSTICO: o chassis em plástico será muito mais leve, e reduzirá assim a absorção das vibrações do chão
ALUMÍNIO: este estilo de chassis vai absorver muito bem as vibrações e será muito mais rígido. Vai restituir da melhor forma os movimentos do corpo.
Alguns chassis podem ser fabricados em alumínio extrudido e oferecem uma maior resistência
LONGO: um chassis longo favorece a estabilidade e oferece mais conforto.
CURTO: quando mais pequeno for o chassis, maior a importância da maneabilidade.
Estes dois tipos de patins oferecem dois tipos de deslize totalmente diferentes. Vamos explicar-te rapidamente as diferenças no nosso vídeo. Em resumo:
Equilíbrio
QUAD : estabilidade lateral direita/esquerda
EM LINHA : estabilidade dianteira/traseira
Travagem
EM LINHA: a maioria dos patins está equipada com um travão traseiro
QUAD: travão dianteiro que não serve apenas para travar, mas sim para se estabilizar, levantar, propulsionar-se...
Suporte
EM LINHA: aperto do tornozelo graças a um botim interior alto e várias fivelas de aperto
QUAD: aperto na zona traseira do tornozelo para libertar o tornozelo e ganhar mobilidade
Vamos fazer um resumo rápido? Para resumir, a tua escolha deverá basear-se nas tuas preferências e no teu hábito de prática!
Vamos explicar-te tudo em vídeo no nosso canal Youtube:
E pronto, já sabes tudo. Vai até ao nosso site para escolher os teus patins e voltar a ter prazer de deslize 👌