Desde a sua criação, nos anos de 1950, o skate conheceu grandes evoluções.
Com origem nos praticantes de surf, as primeiras pranchas de skate consistiam numa tábua espessa em madeira com rodas de ferro. No início, a ideia era reproduzir as sensações no surf no asfalto, e as manobras consistiam em efetuar slalom e viragens.
Hoje em dia, o skate é um fenómeno mundial, e a sua prática está dividida em diversas categoria; o street (skate sobre módulos que reproduzem o mobiliário urbano ou diretamente na rua), a rampa, o bowl, o downhill (skate de descida), o cruising, o dancing, e muitos outros. O skate é já uma disciplina olímpica nos jogos de Tóquio, em 2021!
Para certos praticantes, já não se trata de fazer slalom entre obstáculos, mas de descer estradas de montanha a mais de 70km/h ou saltar mais de 20 degraus! A evolução desta práticas implicou uma evolução do material para responder ás novas necessidades dos praticantes de skate. O calçado de skate evoluiu consideravelmente nos últimos anos para facilitar a prática, e aumentar o conforto e a segurança dos praticantes.