O nível de prática - as bolas unitárias
As bolas unitárias são perfeitas para as crianças principiantes bem como para os adultos que iniciam o ténis. Assim, a bola deve ser escolhida em função da idade e da altura do ressalto pretendido.
Para uma prática ocasional ou intensiva? Uma bola unitária ou uma bola com pressão? A escolha das bolas de ténis é uma fase importante: siga o guia para compreender melhor as suas características.
As bolas unitárias são perfeitas para as crianças principiantes bem como para os adultos que iniciam o ténis. Assim, a bola deve ser escolhida em função da idade e da altura do ressalto pretendido.
Bola com ponto vermelho
As bolas de espuma, plástico ou feltro com ponto vermelho são ideais para as crianças dos 4 aos 6 anos. Possuem uma altura de ressalto a 25% de uma bola convencional.
Bola feltro ponto laranja
As bolas de feltro com ponto laranja são ideais para as crianças dos 7 aos 9 anos. Possuem uma altura de ressalto a 50% de uma bola convencional.
Bola feltro ponto verde
As bolas de feltro com ponto verde destinam-se às crianças de 9 anos ou mais, possuem uma altura de ressalto a 75% de uma bola convencional. São também ideais para os adultos que iniciam o ténis.
Existem dois tipos de bolas com pressão: a bola de treino e a bola de competição. A escolha destas bolas é feita em função das suas expetativas em termos de sensações, da qualidade de ressalto e do controlo da bola.
Bolas de competição com pressão
As bolas de competição com pressão possuem um núcleo de borracha e feltro natural que lhes confere uma excelente durabilidade, um controlo máximo e uma boa qualidade de ressalto.
Bola de treino com menos pressão
Esta bola, tal como as bolas de treino com pressão têm núcleo de borracha e feltro sintético, mas como não são guardadas sob pressão, terão sempre menos vivacidade que outras bolas equivalentes. São ideias para adultos principiantes ou para a primeira fase de transição das bolas com ponto verde para as bolas de treino com pressão.
Bola de treino com pressão
As bolas de treino com pressão são constituídas por um núcleo de borracha e um feltro sintético que proporcionam boas sensações de jogo. Como o nome indica, esta bola é ideal para o treino.
A escolha das bolas depende também do seu nível de prática, o qual se divide em três partes: principiante, intermédio, experiente.
É um jogador experiente
Precisa em primeiro lugar de bolas com uma excelente qualidade de ressalto. Que sejam duradouras nas trocas e possuam um ressalto adequado ao seu nível. Precisa de bolas de feltro e borracha de gama alta.
É um jogador com nível intermédio
Procura então uma bola que seja duradoura. Deve garantir uma boa qualidade de ressalto. Deve sentir controlo durante as pancadas. Precisa assim de bolas rápidas com pressão.
É um jogador principiante
Precisa em primeiro lugar de bolas fáceis de jogar, resistentes e com um ressalto adequado ao seu nível. Precisa assim de bolas lentas e sem pressão.
Por último, a escolha de bolas pode e deve ser influenciada pela superfície de jogo. Como sabemos, hoje em dia a nível oficial joga-se ténis em Piso Rápido, Terra Batida e Relva, embora praticamente não se produzam bolas específicas para Relva à exceção das míticas bolas Slazenger para o torneio de Wimbledon, terceiro Grand Slam de cada época tenística.
Riscando a Relva, vamos então olhar as bolas para outras superfícies:
Piso rápido/todas as superfícies
As bolas mais comuns no mercado. Pensadas para o piso rápido, mas adaptam-se a todas as condições de jogo. Não é raro ver pelo circuito fora bolas Wilson do US Open serem usadas em torneios de terra batida.
Terra batida
São bolas com tecnologia especial para poderem adaptar-se às especificidades duma superfície como a terra batida.
Em primeiro lugar, uma vez que os courts são constantemente regados e portanto há sempre alguma humidade, as bolas levam uma espécie de tratamento repelente para evitar acumularem água e por consequência ficarem mais pesadas.
Depois, têm menos feltro para evitar apanharem pedaços soltos de terra e também para se manter mais viva.
Por fim, têm também tratamento na cor para a cor do pó de tijolo não manchar a bola para esta se manter totalmente visível durante o jogo.
Não é recomendado o uso desta bola em Piso Rápido uma vez que o desgaste será enorme e super rápido devido à maior abrasão nessa superfície.
Olá, sou o João Ramos, estou na Decathlon há cerca de 4 anos, jogo ténis há cerca de 13 anos e também sou treinador. Se não estiver a trabalhar, é bastante possível que esteja a ver algum jogo de ténis num torneio por esse mundo fora. Sou efetivamente um apaixonado por este desporto!
Tal como os meus colegas de todo o país, estou aqui ao seu dispor para que a sua experiência dentro do court seja o mais memorável possível.